Agenda
Rancho Folclórico da Colaria
Até 27 de agosto 2023
|
21h30
Evento já ocorrido
Fundado a 2 de julho de 1975.
A criação do Rancho Folclórico da Colaria surgiu para dar continuidade às manifestações culturais espontâneas que surgiam sempre que era festejado qualquer acontecimento local. Em 1974 surge a ideia de formar o rancho folclórico.
Com o incentivo de toda a população e o empenho dos 50 elementos do Rancho é feita uma recolha das músicas, danças e trajes que o Rancho Folclórico viria a adotar como seus.
De salientar o apoio logístico dado pela Casa do Povo, quer na aquisição de fardas, quer de instrumentos musicais, que foi fundamental.
O traje adotado foi apenas o chamado traje domingueiro da aldeia, em que as raparigas usavam saia pregueada preta com barras vermelhas, avental, blusa branca, lanço pelas costas e botas pretas com atacadores. Por sua vez, os rapazes usavam calça e colete pretos, camisa branca, cinta vermelha e sapatos pretos com atacadores, traje que se mantem até aos dias de hoje. É na grande variedade das danças e na sua coreografia que o Rancho se revê, desde bailarico saloio, aos viras, dos valseados até ao salto e bico, passando pela desgarrada e terminando na chacota, onde a vivacidade aliada à suavidade dos executantes provocam momentos de grande beleza e graciosidade.
A sua primeira atuação oficial ao público foi a 2 de julho de 1975, durante a tradicional Freira de S. Pedro, realizada na vila de Torres Vedras, desde esta data que o rancho atua por todo o país dando a conhecer o seu Folclore e património cultural.
O Rancho Folclórico da Colaria atualmente constituído por 35 elementos, incluindo tocata e dançarinos, participa em diversos festivais de folclore e festas tradicionais por todo o país.
Info: cultura@cm-tvedras.pt | 261 320 749
Atividade Gratuita
UM MAR DE SONS é um ciclo de atuações de ranchos folclóricos do concelho de Torres Vedras, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras desde 2009, que tem como objetivos principais valorizar e divulgar as tradições culturais do território, no âmbito do folclore e da etnografia.
Cada grupo realiza um desfile pelas ruas de Santa Cruz, iniciando no Largo Jaime Batista da Costa e oferecendo uma apresentação do seu reportório, no Parque Municipal de Jogos de Santa Cruz. Um conjunto de atuações de música e dança tradicionais que continua a atrair quem já conhece este legado e que cativa quem os vê pela primeira vez.
UM MAR DE SONS 2023 conta com a participação:
Rancho Folclórico da Colaria
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares da Mugideira
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares de Campelos
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Furadouro
Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste (A dos Cunhados)
Rancho Folclórico e Etnográfico Os Camponeses do Varatojo