Torres Vedras

Agenda

Sociedade Filarmónica do Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira

Até 7 de julho 2023 | 21h30

Música Sociedade Filarmónica do Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira

Evento já ocorrido

Local: Largo Jaime Batista da Costa, Santa Cruz

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

A música sai à rua!

No dia 7 de julho, às 21h30, assista ao concerto da Sociedade Filarmónica do Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira, no Largo Jaime Batista da Costa em Santa Cruz.

A Banda de Música do Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira nasceu em dezembro de 1860 e teve origem no grupo polifónico da igreja, dirigido pelo Padre Rosário, seu fundador e também seu primeiro regente.

A designação de “Sociedade Filarmónica da Ribaldeira” manteve-se até 1908, data em que o Rei D. Carlos, em visita à Ribaldeira, foi recebido com música. Este facto levou o monarca a decretar a mudança de nome para “Real Filarmónica da Ribaldeira”.

Foi efémera esta designação, por quanto, a implantação da República em 1910 logo motivou a mudança de nome passando a chamar-se “Filarmónica Republicana da Ribaldeira”, mas também aqui a longevidade do título não envelheceu e com a chegada do estado novo em 1928 mais uma vez teve de alterar o nome, passando a chamar-se “Sociedade Filarmónica Labor da Ribaldeira”.

Motivos de associativismo levaram os dirigentes a uma nova mudança em 1953, com a filiação na “FNAT” hoje INATEL cujos estatutos específicos do sistema determinaram a designação de “Centro Popular de Trabalhadores da Ribaldeira” com o N.º 33.

Desde a sua fundação e até aos nossos dias, vários Maestros estiveram ligados a esta banda filarmónica, entre os quais se destacam, além do Padre Rosário, Manuel António da Silva Gonçalves, António Ramalho, António Barrocoso Dimas, Luís Agulhas, Higino de Sousa Coutinho, Américo Mateus, Carlos Alberto Teixeira Gomes, Tiago Alexandre Pedrosa Santos, Diogo Luis Spínola Correia, Marco Paulo Araújo e Silva, Hélio Pacheco Gonçalves e atualmente João Paulo Vilela Abrantes, fazendo uma referência especial a Américo Mateus por ser um filho da Ribaldeira. Todos prestaram uma valiosa colaboração que possibilitou uma grande atividade.

A Banda é composta por cerca de 35 elementos, dirigidos pelo Maestro João Abrantes e conta aproximadamente 15 alunos na Escola de Música.

Info: 261 320 749 | cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Filarmonias é um ciclo de concertos organizado, desde 2010, pela Câmara Municipal de Torres Vedra, com o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas Bandas Filarmónicas do concelho.

Bandas Filarmónicas participantes:

  • Banda de Música da Casa do Povo de Campelos
  • Banda da Juventude Musical Ponterrolense
  • Sociedade Filarmónica Ermegeirense
  • Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense
  • Sociedade Filarmónica da Ribaldeira
  • Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
Última atualização: 06.07.2023 - 17:01 horas
voltar ao topo ↑