Agenda
Improvisos e vocalizos espirituais - Candlelight Concert
Até 25 de fevereiro 2023
|
21h30
Evento já ocorrido
O programa desta noite propõe-nos um concerto bastante intimista. Estando no tempo da Quaresma, as peças apresentadas, de compositores europeus desde o século XVI ao século XVIII, são reveladores dos momentos da paixão, convidando à introspeção individual.
Protagonizado pelo organista inglês Jonathan Ayerst, que irá "improvisar" em pleno concerto versos que irão dialogar com o coro Corteto Ensemble Vocal, dirigido pela maestrina torriense Alexandra Neves Fortes. Será a primeira vez que o Ciclo de Órgão de Torres Vedras apresenta um concerto dedicado à improvisação, por um dos maiores especialista na área da atualidade.
Um belo momento, intimo, improvisado e profundo à luz das velas.
Programa
Coro e órgão
Frei Manuel Cardoso (1566-1650) Magnificat Primi Toni
Apresentada em modo "alternatim" com improvisações de órgão baseado no cantochão
Órgão solo
Improvisação - Tiento do 1º tom
Coro a cappella
Gregorio Allegri (1582-1652) Miserere mei, Deus
Órgão solo
Improvisação Preludio e Fuga
Coro e órgão
Diogo Dias Melgás (1638-1700) Veni Sancte Spiritus
Coro e órgão
Giuseppi Pitoni (1657-1743) Cantate Domino
Corteto, Ensemble Vocal
Direção musical: Alexandra Neves Fortes
Órgão: Jonathan Ayerst
Atividade Gratuita
A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.
O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.
Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.
Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural