Torres Vedras

Agenda

Desenhar do escuro

Exposição de desenho da autoria de António Jorge Gonçalves

Até 8 de abril 2023

Exposição Desenhar no escuro

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Aplicando um processo de inversão no qual se desenha aquilo que está a branco em vez daquilo que está a preto, o artista regista a lápis branco sobre cadernos pretos paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, uma seleção atenta de fragmentos na vida quotidiana.

Na exploração desta linguagem gráfica que lhe é inédita, AJGo desenhador acaba por perceber que aquelas páginas pretas são como salas às escuras que precisam do lápis branco para revelar o que lá está dentro.

O livro, com o mesmo nome, reúne 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves fez entre 2020 e 2021.

António Jorge Gonçalves
Nasceu em 1964, em Lisboa. É licenciado em Design de Comunicação, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, e fez mestrado em Cenografia para Teatro, na Slade School of Fine Art, em Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu trabalho envolve ilustração editorial, cartoon político e performance visual. É autor de diversos livros de banda desenhada, entre os quais a trilogia Filipe Seems (com Nuno Artur Silva) e as novelas gráficas A Arte Suprema e Rei (com Rui Zink). Entre 2003 e 2018, publicou semanalmente cartoons políticos no Inimigo Público. Fez direcção visual em várias peças de teatro, entre as quais O Que Diz Molero e Arte e Como Fazer Coisas Com Palavras, e criou o projecto Subway Life. Recebeu, em 2014, o Prémio Nacional de Ilustração pelo livro Uma Escuridão Bonita, de Ondjaki.

Na última década, as suas performances de desenho digital têm tido lugar em todo o mundo, envolvendo artistas como Bulllet, Kalaf, Amélia Muge, Micro Audio Waves, Gino Robair, Ellen Fullman, Mário Laginha ou Bernardo Sassetti. 

É autor de Barriga da Baleia, Eu Quero a Minha Cabeça! e Estás tão Crescida, tendo ilustrado o livro Salgueiro Maia. O Homem do Tanque da Liberdade, escrito por José Jorge Letria.

Inauguração: 15h30


Atividade Gratuita


Última atualização: 24.02.2023 - 17:02 horas
voltar ao topo ↑