Torres Vedras

Agenda

A revista Contemporânea cem anos depois (1922-2022)

Tertúlia Literária

Até 15 de maio 2022 | 16h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Torres Vedras - Cidade dos Livros | Histórias de Resistência

Revista que acolhe a herança modernista, com textos e desenhos de Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Amadeu de Sousa-Cardoso, Maria Amália Vaz de Carvalho, Aquilino Ribeiro, Fernanda de Castro, António Ferro, entre muitos outros escritores e artistas plásticos-

Esta será uma palestra sobre a importância cultural, literária e artística da revista.

 

Álvaro Costa de Matos
Licenciado em História, pós-graduado em História Regional e Local e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor na Católica Lisbon School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa e assessor cultural do Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Historiador do Instituto de Comunicação da NOVA/FCSH e Investigador do Pólo “História, Territórios e Comunidades” na NOVA/FCSH do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Editor de vários livros e autor de vários capítulos, artigos, recensões críticas e verbetes publicados em livros, atas de colóquios, dicionários e revistas de história, jornalismo e comunicação social, tendo realizado, ao longo da sua vida académica e científica, dezenas de conferências em congressos nacionais e internacionais.

Colaborador regular das revistas Jornalismo & Jornalistas, História, e Media e Jornalismo. Colaborador quinzenal do jornal Badaladas (coluna “Tempo Presente”).

Áreas de interesse como historiador: História Política Contemporânea, História das Ideias Políticas, História do Jornalismo, dos Jornais e dos Jornalistas, História da Imprensa Periódica e da Censura, História da Caricatura, do Desenho Satírico e Humorístico.

Foi diretor da Hemeroteca Municipal de Lisboa (1997 –2014), coordenador do Gabinete de Estudos Olisiponenses (2005–2007), professor convidado no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA–Lisboa) no Curso de Pós-Graduação de Ciências da Informação e Documentação (2008-2012) e professor convidado na Escola Superior de Polícia no Curso de Promoção a Oficiais (1999-2001).

Orador: Álvaro Costa de Matos


Atividade Gratuita


Última atualização: 28.03.2022 - 13:09 horas
voltar ao topo ↑