Torres Vedras

Agenda

Que sais-je?

Livros e edições de artista da Coleção da Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea

Até 5 de setembro 2021

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Que sais-je? é o nome da famosa enciclopédia de bolso francesa fundada em 1941. Esta coleção de livros foi pensada para fazer chegar ao grande público conhecimentos sobre as mais diversas áreas e publicou, desde a sua origem, 3.800 títulos de 2.500 autores.

Que sais-je? aborda a utilização por parte de artistas, desde as primeiras vanguardas do século XX, de formas clássicas de armazenar e transmitir conhecimento, como atlas, dicionários e enciclopédias.

Numa altura em que os modelos de escolas e academias são cada vez mais usados por artistas e curadores, e em que um número crescente de exposições integra formatos eminentemente pedagógicos como ateliês, seminários e conferências, Que sais-je? permite reconhecer as formas como as edições de artista sempre apresentaram visões alternativas de “transmissão de conhecimento”.

A exposição apresenta mais de vinte livros e edições de artista produzidos entre os anos 1960 e a atualidade, por artistas, em que se incluem Stanley Brouwn, Paulo Bruscky, Ernst Caramelle, Tacita Dean, Charlotte Moth, Paulina Olowska, Dieter Roth e Allan Ruppersberg, entre outros.


Atividade Gratuita


Última atualização: 06.08.2021 - 17:47 horas
voltar ao topo ↑