Torres Vedras

Agenda

Comemoração do Dia Internacional dos Museus: Recital de cantigas sefarditas medievais

Até 18 de maio 2021 | 21h30

Música Eduardo Ramos

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook Museu Municipal Leonel Trindade

Recital de cantigas sefarditas, comemorativo do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio.

Eduardo Ramos, acompanhado do seu alaúde do Médio Oriente, interpretará várias cantigas judaicas sefarditas da Idade Média, intercaladas por cantigas das culturas medieval cristã e árabe, numa homenagem à interculturalidade e convivência pacífica que parece ter caracterizado as relações entre as diferentes comunidades religiosas de Torres Vedras, durante a Idade Média.

O espetáculo, gravado no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, situado no centro histórico, dá também a conhecer ao público este equipamento cultural de Torres Vedras.

 

Voz e alaúde oriental: Eduardo Ramos
Darbuka e Bendir: Tiago Rego


Eduardo Ramos 
Eduardo Ramos é cantor, compositor e executante de alaúde árabe, tocando também viola, flauta, gambry de Marrocos, zukra da Tunísia e instrumentos africanos. Músico autodidacta e multi-instrumentista, é também compositor. Tem 11 discos gravados, tendo realizado concertos em Portugal, Bélgica, Malta, Alemanha, Bulgária, Itália, Espanha e Marrocos, designadamente no “Festival International des Cordes Pincées” em Rabat, no Festival de Fez - “Músicas Sagradas do Mundo”, no festival internacional de música sefardita “Otoño Sefardí”, em Córdova (Espanha), nos “Dias da Música” do Centro Cultural de Belém, entre outros. Acompanhou com o alaúde o grande poeta palestino Mahmoud Darwich, declamando poesia no mosteiro da Arrábida e no Centro Cultural de Cascais. Presentemente, toca música medieval galaico-portuguesa, música árabe, sefardita e cantigas portuguesas tradicionais, cantando igualmente alguns poetas portugueses, com música da sua autoria.


Atividade Gratuita


Publicado: 16.04.2021 - 11:38 horas
voltar ao topo ↑