Torres Vedras

Agenda

A música sacra de Carissimi e a tradição Natalícia [ESGOTADO]

Concerto de Natal

Até 20 de dezembro 2020 | 11h00

Música Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

Um concerto dedicado essencialmente à figura de Giacomo Carissimi (1605-1674), uma das principais figuras do barroco inicial italiano, onde escutaremos uma missa para coro masculino e ensemble instrumental.

No barroco inicial, a relação entre a palavra, a música e os afetos era fortíssima, conferindo dramatismo e uma retórica musical ímpar.

O programa é também composto por peças alusivas à quadra natalícia.



Coro Masculino Luís António Maldonado Rodrigues
Alunos e Professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Direção musical: João Carlos Perdigão



Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
A Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, propriedade da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, iniciou a sua atividade no ano letivo 1979-1980 e obteve do Ministério da Educação a Autorização Definitiva de Funcionamento a 19 de Janeiro de 1981.

Assumiu-se, assim, como a primeira (e única durante anos) escola de música da região oeste a funcionar com paralelismo pedagógico à Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo neste momento autonomia pedagógica.

Todos estes anos de funcionamento permitiram formar músicos, com um percurso profissional como intérpretes, professores em vários níveis de ensino e ainda cidadãos com uma sólida cultura musical e realização pessoal.

Info: 261 320 760 | cultura@cm-tvedras.pt 
Nota: 
Este concerto será transmitido em direto na página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Atividade Gratuita


Lotação: 39

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

 

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural

Última atualização: 17.12.2020 - 14:54 horas
voltar ao topo ↑