Editais Câmara Municipal
Edital N.º 271/2024 - Normas de participação no concurso "O Sol que nos move"
EDITAL N.º 271/2024
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO “O SOL QUE NOS MOVE”
LAURA MARIA JESUS RODRIGUES, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras:
TORNA PÚBLICO, para cumprimento do disposto no art.º 158.º, do Código do Procedimento Administrativo, e do art.º 56.º, da Lei n.º 75/2013, de 12/09, ambos na sua atual redação, que a câmara municipal, em sua reunião de 10/12/2024, deliberou aprovar as normas de participação no Concurso “O Sol que nos Move”, a realizar em parceria com a Finerge, S.A. durante o ano letivo 2024/2025, destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos de ensino básico das escolas e que estarão disponíveis para consulta no site da Câmara Municipal, e no edifício Multisserviços da Câmara Municipal.
POR ÚLTIMO TORNA PÚBLICO que a ata da citada reunião foi aprovada em minuta, nos termos do n.º 3, do art.º 57.º, da Lei n.º 75/2013, de 12/09, na sua atual redação, a fim de surtir efeitos imediatos.
PARA CONSTAR e devidos efeitos, se publica o presente edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.
E eu, Catarina Lopes Avelino, Chefe da Divisão Administrativa, o subscrevi.
Torres Vedras, 16 de dezembro de 2024
A Presidente da Câmara Municipal,
Laura Maria Jesus Rodrigues
Regulamento "O Sol que me move"
Nota Justificativa
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial pode aumentar até 9,7 mil milhões em 2050, com cerca de 70% dessa população concentrada essencialmente em cidades. Consequentemente, as cidades enfrentarão diferentes pressões demográficas, ambientais, económicas e sociais. Por outro lado, as zonas urbanas encontram-se ainda na atualidade em expansão, o que representa uma grande oportunidade para criar cidades mais resilientes e sustentáveis: reduzir o impacto ambiental negativo nas cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar e à correta gestão de resíduos, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis, promover a transição para um sistema energético menos intensivo em carbono e mais sustentável, são algumas das principais ações reconhecidas para tornar as nossas cidades mais sustentáveis.
A promoção de formas renováveis de produção de energia e de uma mobilidade mais sustentável junto da população escolar é um investimento na formação de cidadãos mais conscientes, críticos e proactivos, preparados para abordar os desafios ambientais e contribuir para um futuro mais sustentável.
Artigo 1.º
Âmbito
O concurso O Sol que me Move é resulta de uma parceria entre os Serviços Educativos do Município de Torres Vedras Robótica para Todos e Centro de Educação Ambiental e a Empresa Finerge, S.A.
Artigo 2.º
Objetivos
1. O concurso O Sol que me Move têm como objetivos:
a. Compreender a importância das energias renováveis, em particular da energia solar e a sua aplicação à mobilidade/setor dos transportes;
b. Sensibilizar para a importância da sustentabilidade, da reciclagem e reutilização de materiais;
c. Estimular ideias inspiradoras para a conceção e construção de um carro movido a energia solar;
d. Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de conceitos, competências e aptidões técnicas e manuais.
2. O concurso contempla, numa primeira fase, a conceção e a construção de carros solares e, numa segunda fase, a realização de uma competição (corrida);
3. Esta iniciativa decorre da aplicação do programa de atividades dos Serviços Educativos Robótica para Todos e Centro de Educação Ambiental, para o ano letivo 2024/2025.
Artigo 3º
Destinatários e Escalões
1. O concurso O Sol que me Move destina-se aos alunos das escolas públicas e privadas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico do Concelho Torres Vedras.
2. A participação no concurso está limitada a 10 equipas. As equipas serão constituídas, no máximo, por 5 elementos da mesma turma. Caso o número de inscrições exceda as 10 equipas, serão aplicados dois critérios para seleção das mesmas:
a) Data de receção das inscrições;
b) Limite de equipas inscritas por escola - cada escola pode concorrer com um máximo de 6 equipas.
Artigo 4.º
Prazos e Processo de Inscrição
1. O concurso O Sol que me Move decorre entre dezembro de 2024 e maio de 2025.
2. Para participar, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá inscrever-se no concurso O Sol que me Move, através da plataforma do serviço educativo até 31 de dezembro de 2024.
3. Só serão submetidos a votação os trabalhos que cumpram com todos os critérios presentes no presente documento.
4. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 9 de maio de 2025 e a divulgação dos vencedores será feita no dia da corrida bem como a entrega dos prémios associados.
Artigo 5.º
Metodologia
1. Para a participação no projeto as escolas devem seguir os seguintes passos:
a) Inscrição - O(a) professor(a) coordenador(a) deverá inscrever-se no concurso O Sol que me Move, até 31 de dezembro de 2024,através do Programa Pedagógico 2024/2025 (https://www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico/ );
b) Sessão de sensibilização e apresentação do concurso – Na primeira fase do projeto, será realizado uma sessão de sensibilização, nos dias 14 e 16 de janeiro de 2025, onde os alunos poderão aumentar os conhecimentos sobre energias renováveis e os benefícios que estas apresentam para a sustentabilidade e o futuro do planeta. Será efetuada ainda uma apresentação detalhada do concurso e dos seus requisitos técnicos;
c) Pesquisa - Na concretização do projeto, as escolas deverão utilizar as estratégias que considerem mais adequadas. Sugere-se a investigação sobre a utilização e aplicação da energia solar; aplicação de conhecimentos escolares para o desenho, conceção e criatividade para o projeto, seleção e reutilização de materiais;
d) Construção do carro – pretende-se que os alunos criem um carro movido a energia solar, que seja eficiente na captação do recurso solar, robusto e que permita o seu manuseio;
e) Memória descritiva – O projeto deve incluir uma descrição detalhada dos critérios utilizados na seleção dos materiais utilizados, definição do design e detalhe das várias etapas construtivas. A inclusão de fotos que demonstrem a evolução no processo de construção do carro, sendo facultativa, será valorizada;
f) Submissão a concurso e entrega da memória descritiva – Os trabalhos devem ser enviados, impreterivelmente, até 9 de maio de 2025, para roboticaparatodos@cm-tvedras.pt ; Após a entrega da memória descritiva, o carro não poderá sofrer qualquer alteração.
g) Avaliação dos carros – No dia da corrida, previamente à realização da mesma, será realizada uma entrevista com as equipas onde será feita uma avaliação dos carros em prova e da sua conformidade com a memória descritiva submetida;
h) Corrida – A realização da corrida (competição) decorrerá de 28 e 29 de maio de 2025, em local a definir. No dia da corrida, terá de estar presente, pelo menos, um dos elementos da equipa e o professor coordenador/responsável ou representante do mesmo, caso contrário o carro não participará na competição e será automaticamente desclassificado.
Artigo 6.º
Requisitos Técnicos
1. O motor e o painel solar, serão fornecidos pela Finerge S.A. e são de aplicação obrigatória. A equipa poderá aumentar o número de painéis em função da sua estratégia de concepção do carro;
2. Será da exclusiva responsabilidade dos concorrentes a escolha e obtenção de todos os restantes materiais necessários à construção e bom funcionamento do carro solar (materiais de transmissão, estrutura, cobertura, revestimento, tintas, etc.;
3. Os carros construídos não podem utilizar qualquer outra fonte de energia que não a solar, nem ter qualquer armazenamento de energia/bateria auxiliar;
4. Os carros deverão ser modelos originais, desenvolvidos em contexto escolar e não comercializados por qualquer marca/entidade;
5. O carro deverá ser identificado, com o nome do carro/equipa, turma e nome da escola, em local visível e/ou facilmente acessível;
6. Os materiais a utilizar na construção devem materiais reciclados e/ou reaproveitados;
7. As dimensões não devem ultrapassar 25cm (altura) x 30cm (largura) x 50 cm (comprimento);
8. As pistas terão uma guia com aproximadamente 2 cm de diâmetro para os carros seguirem;
9. Cada carro deve ter uma Memória Descritiva associada, tal como descrito no Artigo 4.º.
Artigo 7.º
Júri e Processo de Avaliação
1. O júri será constituído por um elemento do Serviço Educativo Robótica para Todos, um elemento do Centro de Educação Ambiental do Município de Torres Vedras e dois elementos da Finerge, S.A.
2. Só serão avaliados os trabalhos entregues até ao dia 9 de maio de 2025.
3. Os trabalhos serão avaliados em duas fases: Conceção e Construção (40% de ponderação) e Corrida (60% de ponderação).
4. Na fase de avaliação de Conceção e Construção, os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 20, de acordo com os seguintes critérios (com igual grau de ponderação):
a) Criatividade e originalidade – 4 pontos;
b) Materiais e Produtos utilizados (reciclados/reutilizáveis) - 4 pontos;
c) Design, robustez e eficiência – 4 pontos;
d) Posicionamento do painel solar e transmissão adotada – 4 pontos;
e) Memória Descritiva – 4 pontos.
5. Na fase de avaliação Corrida, serão tido em conta os tempos obtidos na realização da prova, sendo atribuídos pontos em função do lugar alcançado: 1º lugar - 10 pontos / 10º lugar – 1 ponto;
6. Os carros a concurso que, na data da corrida, não funcionarem serão automaticamente desclassificados;
7. No caso de empate, será realizada uma reavaliação dos trabalhos empatados.
Artigo 8.º
Prémios
1. Aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios a definir em função das necessidades de cada escola, com a seguinte distribuição:
a) Ao 1º classificado até um limite máximo de 500€;
b) Ao 2º classificado até ao limite máximo de 200€;
c) Ao 3º classificado até ao limite máximo de 100€.
2. Caso o júri entenda atribuir alguma menção honrosa, o prémio será decidido posteriormente.
3. Os prémios serão responsabilidade da Finerge, S.A.
Artigo 9º
Disposições finais
1. A participação no concurso implica a concordância com os termos do presente documento.
2. Todos os casos omissos ao presente documento serão supridos e decididos pelos elementos que compõem o júri do concurso.
3. Eventuais alterações que se considerem absolutamente necessárias serão igualmente decididas pelos elementos que compõem o júri do concurso e atempadamente comunicadas a todos os envolvidos.
4. Quaisquer dúvidas deverão ser esclarecidas com Serviço Educativo Robótica para Todos, através dos seguintes contactos:
a) Telefone: 261243012;
E-mail: roboticaparatodos@cm-tvedras.pt
REGULAMENTO
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O SOL QUE ME MOVE
Regulamento do concurso o Sol que me Move
Nota Justificativa
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial pode aumentar até 9,7 mil milhões em 2050, com cerca de 70% dessa população concentrada essencialmente em cidades. Consequentemente, as cidades enfrentarão diferentes pressões demográficas, ambientais, económicas e sociais. Por outro lado, as zonas urbanas encontram-se ainda na atualidade em expansão, o que representa uma grande oportunidade para criar cidades mais resilientes e sustentáveis: reduzir o impacto ambiental negativo nas cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar e à correta gestão de resíduos, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis, promover a transição para um sistema energético menos intensivo em carbono e mais sustentável, são algumas das principais ações reconhecidas para tornar as nossas cidades mais sustentáveis.
A promoção de formas renováveis de produção de energia e de uma mobilidade mais sustentável junto da população escolar é um investimento na formação de cidadãos mais conscientes, críticos e proactivos, preparados para abordar os desafios ambientais e contribuir para um futuro mais sustentável.
Artigo 1.º
Âmbito
O concurso O Sol que me Move é resulta de uma parceria entre os Serviços Educativos do Município de Torres Vedras Robótica para Todos e Centro de Educação Ambiental e a Empresa Finerge, S.A.
Artigo 2.º
Objetivos
1. O concurso O Sol que me Move têm como objetivos:
a. Compreender a importância das energias renováveis, em particular da energia solar e a sua aplicação à mobilidade/setor dos transportes;
b. Sensibilizar para a importância da sustentabilidade, da reciclagem e reutilização de materiais;
c. Estimular ideias inspiradoras para a conceção e construção de um carro movido a energia solar;
d. Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de conceitos, competências e aptidões técnicas e manuais.
2. O concurso contempla, numa primeira fase, a conceção e a construção de carros solares e, numa segunda fase, a realização de uma competição (corrida);
3. Esta iniciativa decorre da aplicação do programa de atividades dos Serviços Educativos Robótica para Todos e Centro de Educação Ambiental, para o ano letivo 2024/2025.
Artigo 3º
Destinatários e Escalões
1. O concurso O Sol que me Move destina-se aos alunos das escolas públicas e privadas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico do Concelho Torres Vedras.
2. A participação no concurso está limitada a 10 equipas. As equipas serão constituídas, no máximo, por 5 elementos da mesma turma. Caso o número de inscrições exceda as 10 equipas, serão aplicados dois critérios para seleção das mesmas:
a) Data de receção das inscrições;
b) Limite de equipas inscritas por escola - cada escola pode concorrer com um máximo de 6 equipas.
Artigo 4.º
Prazos e Processo de Inscrição
1. O concurso O Sol que me Move decorre entre dezembro de 2024 e maio de 2025.
2. Para participar, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá inscrever-se no concurso O Sol que me Move, através da plataforma do serviço educativo até 31 de dezembro de 2024.
3. Só serão submetidos a votação os trabalhos que cumpram com todos os critérios presentes no presente documento.
4. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 9 de maio de 2025 e a divulgação dos vencedores será feita no dia da corrida bem como a entrega dos prémios associados.
Artigo 5.º
Metodologia
1. Para a participação no projeto as escolas devem seguir os seguintes passos:
a) Inscrição - O(a) professor(a) coordenador(a) deverá inscrever-se no concurso O Sol que me Move, até 31 de dezembro de 2024,através do Programa Pedagógico 2024/2025 (https://www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico/ );
b) Sessão de sensibilização e apresentação do concurso – Na primeira fase do projeto, será realizado uma sessão de sensibilização, nos dias 14 e 16 de janeiro de 2025, onde os alunos poderão aumentar os conhecimentos sobre energias renováveis e os benefícios que estas apresentam para a sustentabilidade e o futuro do planeta. Será efetuada ainda uma apresentação detalhada do concurso e dos seus requisitos técnicos;
c) Pesquisa - Na concretização do projeto, as escolas deverão utilizar as estratégias que considerem mais adequadas. Sugere-se a investigação sobre a utilização e aplicação da energia solar; aplicação de conhecimentos escolares para o desenho, conceção e criatividade para o projeto, seleção e reutilização de materiais;
d) Construção do carro – pretende-se que os alunos criem um carro movido a energia solar, que seja eficiente na captação do recurso solar, robusto e que permita o seu manuseio;
e) Memória descritiva – O projeto deve incluir uma descrição detalhada dos critérios utilizados na seleção dos materiais utilizados, definição do design e detalhe das várias etapas construtivas. A inclusão de fotos que demonstrem a evolução no processo de construção do carro, sendo facultativa, será valorizada;
f) Submissão a concurso e entrega da memória descritiva – Os trabalhos devem ser enviados, impreterivelmente, até 9 de maio de 2025, para roboticaparatodos@cm-tvedras.pt ; Após a entrega da memória descritiva, o carro não poderá sofrer qualquer alteração.
g) Avaliação dos carros – No dia da corrida, previamente à realização da mesma, será realizada uma entrevista com as equipas onde será feita uma avaliação dos carros em prova e da sua conformidade com a memória descritiva submetida;
h) Corrida – A realização da corrida (competição) decorrerá de 28 e 29 de maio de 2025, em local a definir. No dia da corrida, terá de estar presente, pelo menos, um dos elementos da equipa e o professor coordenador/responsável ou representante do mesmo, caso contrário o carro não participará na competição e será automaticamente desclassificado.
Artigo 6.º
Requisitos Técnicos
1. O motor e o painel solar, serão fornecidos pela Finerge S.A. e são de aplicação obrigatória. A equipa poderá aumentar o número de painéis em função da sua estratégia de concepção do carro;
2. Será da exclusiva responsabilidade dos concorrentes a escolha e obtenção de todos os restantes materiais necessários à construção e bom funcionamento do carro solar (materiais de transmissão, estrutura, cobertura, revestimento, tintas, etc.;
3. Os carros construídos não podem utilizar qualquer outra fonte de energia que não a solar, nem ter qualquer armazenamento de energia/bateria auxiliar;
4. Os carros deverão ser modelos originais, desenvolvidos em contexto escolar e não comercializados por qualquer marca/entidade;
5. O carro deverá ser identificado, com o nome do carro/equipa, turma e nome da escola, em local visível e/ou facilmente acessível;
6. Os materiais a utilizar na construção devem materiais reciclados e/ou reaproveitados;
7. As dimensões não devem ultrapassar 25cm (altura) x 30cm (largura) x 50 cm (comprimento);
8. As pistas terão uma guia com aproximadamente 2 cm de diâmetro para os carros seguirem;
9. Cada carro deve ter uma Memória Descritiva associada, tal como descrito no Artigo 4.º.
Artigo 7.º
Júri e Processo de Avaliação
1. O júri será constituído por um elemento do Serviço Educativo Robótica para Todos, um elemento do Centro de Educação Ambiental do Município de Torres Vedras e dois elementos da Finerge, S.A.
2. Só serão avaliados os trabalhos entregues até ao dia 9 de maio de 2025.
3. Os trabalhos serão avaliados em duas fases: Conceção e Construção (40% de ponderação) e Corrida (60% de ponderação).
4. Na fase de avaliação de Conceção e Construção, os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 20, de acordo com os seguintes critérios (com igual grau de ponderação):
a) Criatividade e originalidade – 4 pontos;
b) Materiais e Produtos utilizados (reciclados/reutilizáveis) - 4 pontos;
c) Design, robustez e eficiência – 4 pontos;
d) Posicionamento do painel solar e transmissão adotada – 4 pontos;
e) Memória Descritiva – 4 pontos.
5. Na fase de avaliação Corrida, serão tido em conta os tempos obtidos na realização da prova, sendo atribuídos pontos em função do lugar alcançado: 1º lugar - 10 pontos / 10º lugar – 1 ponto;
6. Os carros a concurso que, na data da corrida, não funcionarem serão automaticamente desclassificados;
7. No caso de empate, será realizada uma reavaliação dos trabalhos empatados.
Artigo 8.º
Prémios
1. Aos três primeiros classificados serão atribuídos prémios a definir em função das necessidades de cada escola, com a seguinte distribuição:
a) Ao 1º classificado até um limite máximo de 500€;
b) Ao 2º classificado até ao limite máximo de 200€;
c) Ao 3º classificado até ao limite máximo de 100€.
2. Caso o júri entenda atribuir alguma menção honrosa, o prémio será decidido posteriormente.
3. Os prémios serão responsabilidade da Finerge, S.A.
Artigo 9º
Disposições finais
1. A participação no concurso implica a concordância com os termos do presente documento.
2. Todos os casos omissos ao presente documento serão supridos e decididos pelos elementos que compõem o júri do concurso.
3. Eventuais alterações que se considerem absolutamente necessárias serão igualmente decididas pelos elementos que compõem o júri do concurso e atempadamente comunicadas a todos os envolvidos.
4. Quaisquer dúvidas deverão ser esclarecidas com Serviço Educativo Robótica para Todos, através dos seguintes contactos:
a) Telefone: 261243012;
b) E-mail: roboticaparatodos@cm-tvedras.pt .
- 2025
- Edital N.º 227/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Runa
- Edital N.º 226/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Maceira
- Edital N.º 225/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Dois Portos
- Edital N.º 224/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - A-dos-Cunhados
- Edital N.º 223/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 222/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 221/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 220/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 219/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ventosa
- Edital N.º 218/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Turcifal
- Edital N.º 217/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Silveira
- Edital N.º 216/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - S.Pedro da Cadeira
- Edital N.º 215/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ramalhal
- Edital N.º 214/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ponte do Rol
- Edital N.º 213/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Freiria
- Edital N.º 212/2025 - Reunião Pública do Executivo - 23 de setembro de 2025
- Edital N.º 211/2025 - Preparação do Ano Letivo 2025/2026
- Edital N.º 210/2025 - Alteração ao Alvará de Loteamento
- Edital N.º 209/2025 - Normas de participação dos concursos "Pastel de Feijão de Torres Vedras" e "Vinhos de Torres Vedras" - 2025 - Prazos e datas
- Edital N.º 208/2025 - Programa"+Futuri" - Normas - bolsas de estudo para ensino superior - abertura do período de candidaturas - ano letivo 2025/2026
- Edital N.º 207/2025 - Alteração às normas de participação - Projeto ARI (projeto das residências artísticas nas instituições de apoio a seniores do concelho de Torres Vedras)
- Edital N.º 206/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Runa
- Edital N.º 205/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 204/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Ventosa
- Edital N.º 203/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Turcifal
- Edital N.º 202/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Silveira
- Edital N.º 201/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de São Pedro da Cadeira
- Edital N.º 200/2025 - Lista definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Ramalhal
- Edital N.º 199/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Ponte do Rol
- Edital N.º 198/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Maceira
- Edital N.º 197/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Freiria
- Edital N.º 196/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Dois Portos
- Edital N.º 195/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 194/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 193/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 192/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia de Freguesia de A dos Cunhados
- Edital N.º 191/2025 - Listas definitivamente admitidas - Assembleia Municipal de Torres Vedras
- Edital N.º 190/2025 - Listas definitivamente admitidas - Câmara Municipal de Torres Vedras
- Edital N.º 189/2025 - Mapa definitivo das assembleias e secções de voto
- Edital N.º 188/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Runa
- Edital N.º 187/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 186/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Ventosa
- Edital N.º 185/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Turcifal
- Edital N.º 184/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Silveira
- Edital N.º 183/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de São Pedro da Cadeira
- Edital N.º 182/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Ramalhal
- Edital N.º 181/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Ponto do Rol
- Edital N.º 180/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Maceira
- Edital N.º 179/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Freiria
- Edital N.º 178/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Dois Portos
- Edital N.º 177/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 176/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de União das Freguesias de Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 175/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 174/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freguesia de A dos Cunhados
- Edital N.º 173/2025 - Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios (RMAA) Apoio Financeiro no âmbito da atividade cultural – 2026 Valores e Prazos
- Edital N.º 172/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 171/2025 - Festival Novas Invasões Condicionamentos de trânsito e estacionamento entre 25 de agosto e 1 de setembro
- Edital N.º 170/2025 - Constituição de Bolsas de Agentes Eleitorais
- Edital N.º 169/2025 - Reunião Pública do Executivo - 26 de agosto de 2025
- Edital N.º 168/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 167/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 166/2025 - Veículos abandonados na via pública
- Edital N.º 165/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 164/2025 - VII Encontro Internacional de Desenho de Rua - 3 a 5 de outubro - Preço de inscrição
- Edital N.º 163/2025 - 6ª edição do Festival Novas Invasões - Mercado Oitocentista - preço de venda ao público do kit Bucha c´um caneco
- Edital N.º 162/2025 - Abertura do período de consulta pública do projeto do Regulamento do Conselho Consultivo da Marca Torres Vedras
- Edital N.º 161/2025 - Orçamento Participativo de Torres Vedras 2025 - 9ª Edição - resultado da fase de análise técnica e consequente audiência prévia - Projetos a integrar a fase de votação dos projetos
- Edital N.º 160/2025 - Notificação Edital do aditamento ao relatório da vistoria AD Perpetuam Rei Memoriam realizada no âmbito do processo de expropriação por utilidade pública com carácter de urgência das parcelas necessárias à construção da "Ligação da A8 à Área Empresarial d
- Edital N.º 159/2025 - Notificação por Edital do Auto de Posse realizada no âmbito do processo de expropriação por utilidade pública com caracter de urgência das parcelas necessárias à construção da "Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras"
- Edital N.º 158/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 157/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 156/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 155/2025 - Preço de venda do Livro "Arandis - contos e novelas" - ratificação
- Edital N.º 154/2025 - Reunião Pública do Executivo - 29 de julho de 2025
- Edital N.º 153/2025 - Isenção de Taxas
- Edital N.º 152/2025 - Preço de venda do livro "Quatro Recortes da Paisagem: Lugares e Património de Torres Vedras
- Edital N.º 151/2025 - Plano de Pormenor do Monte Olivete - Relatório de ponderação das participações da discussão pública
- Edital N.º 150/2025 - Programa de Apoio ao Arrendamento 2025
- Edital N.º 149/2025 - Vinhos A.Gosto 25 - Preços de venda ao público
- Edital N.º 148/2025 - Normas de participação do 18.º Festival de Estátuas Vivas - Static 2025
- Edital N.º 147/2025 - Aprovação do Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território de Torres Vedras
- Edital N.º 146/2025 - Aprovação do Plano de Cogestão da Paisagem Protegida Local das Serras Do Socorro e Archeira no Concelho de Torres Vedras
- Edital N.º 145/2025 - Alteração ao Alvará de Loteamento
- Edital N.º 144/2025 - Feira de São Pedro 2025 - 26 de junho a 6 de julho - Horário, condições de funcionamento e condicionamentos de trânsito
- Edital N.º 143/2025 - Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras, em Torres Vedras - posse administrativa
- Edital N.º 142/2025 - Programa de Voluntariado no Festival Novas Invasões 2025 - normas de participação
- Edital N.º 141/2025 - Programa "Voluntariado em Torres Vedras" - normas de participação
- Edital N.º 140/2025 - Atividades do Serviço Educativo do Centro de Artes e Criatividade - preços para o ano 2025
- Edital N.º 139/2025 - Preço de venda do Livro de Atas do XXVI Turres Veteras - Democracia Cidadania
- Edital N.º 138/2025 - Alteração ao Alvará de Loteamento
- Edital N.º 137/2025 - Horários de funcionamento dos estabelecimentos dos Grupos 2 e 3 do Regulamento dos Horários de Estabelecimentos Comerciais e Serviços e autorização genérica para festejos de verão durante a época balnear de 2025 (14 de junho a 14 de setembro)
- Edital N.º 136/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 135/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 134/2025 - Notificação Edital do Relatório da Vistoria AD Perpetuam Rei Memoriam realizada no âmbito do processo de expropriação por utilidade pública com caracter de urgência das parcelas necessárias à construção da "Ligação da A8 à Àrea Empresarial das Palhagueira
- Edital N.º 133/2025 - Resultados do sorteio do 3º Concurso para a Atribuição de Habitação Social em Regime de Arrendamento Apoiado
- Edital N.º 132/2025 - Festejos populares de verão - ocupação do espaço público e publicidade - 14 de junho a 14 de setembro de 2025
- Edital N.º 131/2025 - Projeto ARI - Decisão final no âmbito da seleção das instituições participantes - abertura das candidaturas a artista residente
- Edital N.º 130/2025 - Atualização de preço de artigos em venda na Loja do Centro de Artes e Criatividade
- Edital N.º 129/2025 - Utilização do pavilhão desportivo da Escola Básica da Silveira - Preço e horário
- Edital N.º 128/2025 - Programa "Voluntariado Jovem - Torres Vedras" - Edição 2025 - Inscrição e normas de participação
- Edital N.º 127/2025 - Reunião Pública do Executivo - 17 de junho
- Edital N.º 126/2025 - Alteração ao Alvará de Loteamento
- Edital N.º 125/2025 - Notificação da retificação à declaração de utilidade pública 32/2025/2 - Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras
- Edital N.º 124/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 123/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 122/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 121/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 120/2025 - 3º Concurso de Ilustração - Tema "Transformação" - Normas de participação e prémios
- Edital N.º 119/2025 - Eleições Legislativas 2025 - Escrutínio Provisório - Municipio de Torres Vedras
- Edital N.º 118/2025 - Reunião Pública do Executivo - 20 de maio
- Edital N.º 117/2025 - Carta Municipal de Habitação de Torres Vedras
- Edital N.º 116/2025 - Regulamento do Concurso do Paltel de Feijão de Torres Vedras - Início do procedimento
- Edital N.º 115/2025 - Retificação da declaração de utilidade publica publicitada pela Declaração nº 32/2025/2 na 2ª série do Diário da República de 07/03/2025
- Edital N.º 114/2025 - Voto antecipado em mobilidade - eleitores por mesa
- Edital N.º 113/2025 - Designação dos membros da mesa de voto antecipado em mobilidade
- Edital N.º 112/2025 - Listas definitivamente admitidas
- Edital N.º 111/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de Ventosa
- Edital N.º 110/2025 - Designação dos Membros da Mesa - União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 109/2025 - Designação dos Membros da Mesa - União das Freguesias de Dois Portos e Runa
- Edital N.º 108/2025 - Designação dos Membros da Mesa - União das Freguesias de Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 107/2025 - Designação dos Membros da Mesa - União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 106/2025 - Designação dos Membros da Mesa - União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira
- Edital N.º 105/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia do Turcifal
- Edital N.º 104/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia da Silveira
- Edital N.º 103/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de São Pedro da Cadeira
- Edital N.º 102/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 101/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de Ramalhal
- Edital N.º 100/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de Ponte do Rol
- Edital N.º 99/2025 - Designação dos Membros da Mesa - Freguesia de Freiria
- Edital N.º 98/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 97/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 96/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Dois Portos e Runa
- Edital N.º 95/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 94/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 93/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - A dos Cunhados e Maceira
- Edital N.º 92/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ventosa
- Edital N.º 91/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Turcifal
- Edital N.º 90/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Silveira
- Edital N.º 89/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - São Pedro da Cadeira
- Edital N.º 88/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ramalhal
- Edital N.º 87/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Ponte do Rol
- Edital N.º 86/2025 - Locais e horários de funcionamento das secções de voto e eleitores que nelas votam - Freiria
- Edital N.º 85/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 84/2025 - Ordenação dos candidatos das bolsas de agentes eleitorais
- Edital N.º 83/2025 - Plano de Pormenor do Monte Olivete - prorrogação do prazo de elaboração e abertura do período de discussão pública
- Edital N.º 82/2025 - Regulamento para o Concurso Vinhos de Torres Vedras - Início do procedimento
- Edital N.º 81/2025 - Aditamento ao preçario de artigos em venda na loja do Centro de Artes e Criatividade
- Edital N.º 80/2025 - Conferência Inteligência Artificial e Desporto - (R)Evolução e Desafios - entrada gratuita para estudantes
- Edital N.º 79/2025 - Atividade de formação inserida nas "Oficinas de Artes de Carnaval" - Curso de Caricatura (módulo II) - Centro de Artes e Criatividade - preço de participação
- Edital N.º 78/2025 - Alteração ao alvará de loteamento
- Edital N.º 77/2025 - Reunião Pública do Executivo - 22 de abril
- Edital N.º 76/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 75/2025 - Mapa definitivo das assembleias e secções de voto
- Edital N.º 74/2025 - Programa de Teleassistência no Município de Torres Vedras - retificação das normas orientadoras
- Edital N.º 73/2025 - Programa Torres Vedras + Verde/Brigadas do Ambiente - Normas de Participação
- Edital N.º 72/2025 - Relatório Final da Plataforma de Ação Climática - Edição 2024
- Edital N.º 71/2025 - Conferência Inteligência Artificial e Desporto - (R)Evolução e Desafios - Preço das Inscrições
- Edital N.º 70/2025 - 3º Concurso por sorteio para atribuição de habitação social em regime de arrendamento apoiado
- Edital N.º 69/2025 - 3º Concurso por sorteio para atribuição de habitação social em regime de arrendamento apoiado
- Edital N.º 68/2025 - Centro de Artes e Criatividade - Edição do Bairros - Festival de Artes Cooperativas
- Edital N.º 67/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 66/2025 - Desdobramento das assembleias de votos - Maxial e Monte Redondo
- Edital N.º 65/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Dois Portos e Runa
- Edital N.º 64/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Carvoeira e Carmões
- Edital N.º 63/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Campelos e Outeiro da Cabeça
- Edital N.º 62/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - A dos Cunhados e Maceira
- Edital N.º 61/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Ventosa
- Edital N.º 60/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Turcifal
- Edital N.º 59/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Silveira
- Edital N.º 58/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - São Pedro da Cadeira
- Edital N.º 57/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Ramalhal
- Edital N.º 56/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Ponte do Rol
- Edital N.º 55/2025 - Desdobramento das assembleias de voto - Freiria
- Edital N.º 54/2025 - Classificação como munumento de interesse municipal do imóvel designado como "Conjunto Edificado do Bairro Leonor", localizado em Torres Vedras, freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 53/2025 - Notificação declaração de utilidade pública da expropriação com carácter de urgência para a aquisição de bens imóveis necessários para a construção da ligação da A8 à Área Empresarial Palhagueiras em Torres Vedras e comunicação da realização da vistoria
- Edital N.º 52/2025 - Proposta de plano de cogestão da Paisagem Protegida Local da Serras do Socorro e Archeira - Discussão Pública
- Edital N.º 51/2025 - Regulamento de Apoio à Produção Cinematográfica e Audiovisual - Início de procedimento
- Edital N.º 50/2025 - Atualização de preços de artigos em venda na loja do Centro de Artes e Criatividade
- Edital N.º 49/2025 - Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios (RMAA)
- Edital N.º 48/2025 - 2º Relatório sobre o estado do Ordenamento do Território de Torres Vedras - período de discussão pública
- Edital N.º 47/2025 - Constituição de Bolsas de Agentes Eleitorais
- Edital N.º 46/2025 - Alteração ao Alvará de Loteamento
- Edital N.º 45/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 44/2025 - Desafetação do domínio público e afetação ao domínio privado municipal de parcela de terreno sita na Quinta das Quartans - Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
- Edital N.º 43/2025 - Desafetação do domínio público e afetação ao domínio privado municipal de parcela de terreno - antigo caminho público, Quinta da Caneira - União de Freguesias de Dois Portos e Runa
- Edital N.º 42/2025 - Reunião Pública do Executivo - 25 de março
- Edital N.º 41/2025 - Reunião extraordinária do Executivo - 19/03/2025
- Edital N.º 40/2025 - Licenciamento de operadores de escolas de surf para o ano de 2025
- Edital N.º 39/2025 - 2ª Edição do Mercado Circular na Várzea - normas de participação
- Edital N.º 38/2025 - Orçamento Participativo de Torres Vedras - 9ª Edição - 2025 - Dotação, tipologias de projeto, áreas temáticas e calendarização
- Edital N.º 37/2025 - Preço de participação em atividades do serviço educativo - Centro de Artes e Criatividade
- Edital N.º 36/2025 - Preço da inscrição na formação "A importância do brincar e a forma de transformar os espaços escolares e públicos para o brincar"
- Edital N.º 35/2025 - Declaração de utilidade pública com caracter urgente para expropriação das parcelas necessárias à execução da empreitada de construção da ligação da A8 à Àrea Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras
- Edital N.º 34/2025 - Normas do Programa de Teleassistência no Município de Torres Vedras
- Edital N.º 33/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 32/2025 - Projeto Faz e Acontece - experiências vocacionais em contexto laboral - edição verão 2025
- Edital N.º 31/2025 - Reserva | Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho - normas de participação
- Edital N.º 30/2025 - Concursos a(MAR) a tua praia - normas de participação
- Edital N.º 29/2025 - Normas de participação e funcionamento do Mercado Oitocentista – 1810 – edição de 2025
- Edital N.º 28/2025 - Festival Novas Invasões - Edição 2025 - Normas de participação das Associações Culturais Locais
- Edital N.º 27/2025 - Abertura do período de Consulta Pública da Carta Municipal de Habitação de Torres Vedras
- Edital N.º 26/2025 - Reunião Pública do Executivo - 25 de fevereiro
- Edital N.º 25/2025 - Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios (RMAA) Apoio Fnanceiro no Âmbito da Atividade Física - 2025 - Valores e Prazo
- Edital N.º 24/2025 - Alteração do Regulamento de Utilização das Instalações Desportivas Municipais - Início do procedimento
- Edital N.º 23/2025 - Mercado "Made in Torres Vedras - abril a dezembro de 2025
- Edital N.º 22/2025 - Abertura do período de consulta pública da Carta Municipal de Habitação de Torres Vedras
- Edital N.º 21/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 20/2025 - Ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras em Torres Vedras - Resolução de expropriar
- Edital N.º 19/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 18/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 17/2025 - Comissão de vistorias para efeitos da utilização de edifícios ou suas frações, para verificação das condições de segurança, salubridade e ruína e para receção de obras de urbanização
- Edital N.º 16/2025 - Assaltos de Carnaval e Carnaval 2025 - medidas de segurança
- Edital N.º 15/2025 - Horários de funcionamento dos estabelecimentos dos grupos 2 e 3 (Regulamento dos horários de estabelecimentos comerciais e serviços), espaços associativos e venda ambulante - assaltos de Carnaval e Carnaval 2025
- Edital N.º 14/2025 - Carnaval de Torres Vedras 2025 - Alterações ao estacionamento no período de 27-02-25 a 05-03-25
- Edital N.º 13/2025 - Aviso aos proprietários, arrendatários, usufrutuários - execução de faixa de gestão de combustível de 2025 a cargo da E-Redes, S.A., ao abrigo do artigo 59º do Decreto-lei nº 82/2021, de 23 de outubro, na sua atual redação
- Edital N.º 12/2025 - Reunião Pública do Executivo - 28 janeiro
- Edital N.º 11/2025 - Abertura do período de consulta pública do projeto de Regulamento de Atividades Diversas do Municipio de Torres Vedras
- Edital N.º 10/2025 - Regulamento do Programa "Tempo de Férias" do Município de Torres Vedras
- Edital N.º 9/2025 - Regulamento do Orçamento Participativo de Torres Vedras
- Edital N.º 8/2025 - Regulamento dos Mercados Municipais Cobertos
- Edital N.º 7/2025 - Prorrogação do prazo de vigência da operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico da Cidade de Torres Vedras
- Edital N.º 6/2025 - Prorrogação do prazo de vigência da operação de Reabilitação Urbana de Boavista/Olheiros da Cidade de Torres Vedras
- Edital N.º 5/2025 - Imposto Municipal sobre Imóveis, taxa variável de IRS, Derrama, Taxa Municipal dos Direitos de Passagem
- Edital N.º 4/2025 - Veículo abandonado na via pública
- Edital N.º 3/2025 - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras - Alteração ao tarifário da prestação de serviços ao público para 2025
- Edital N.º 2/2025 - Desafetação do domínio público e afetação ao domínio privado municipal de parcela de terreno sita na Quinta de Alfaiata - freguesia de Silveira
- Edital N.º 1/2025 - Ordem de desocupação e despejo - prédio urbano sito na Rua António Silva Hugo nº 8, Encosta de São Vicente, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, em Torres Vedras
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