Torres Vedras

“Temporada Darcos” divulga a música clássica a partir de Torres Vedras

16.12.2025

Imagem do concerto da orquestra de câmara Wiener Concert-Verein

Durante este ano, o concelho de Torres Vedras acolheu várias atuações de música clássica, no âmbito da 18.ª edição da “Temporada Darcos”. Do programa da recente edição da iniciativa, a qual é coorganizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Darcos - Associação Cultural, fizeram parte 12 concertos, protagonizados por músicos conceituados.

A “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional, e que, de resto, se estende além-fronteiras, a qual é dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os concertos deste ciclo são interpretados na sua maioria pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido igualmente por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De referir, ainda, que concertos da “Temporada Darcos” têm contado com a participação de aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais.

Das atuações da edição deste ano da “Temporada Darcos” que tiveram lugar no Concelho é de salientar o concerto da conceituada orquestra de câmara Wiener Concert-Verein, a qual reúne, atualmente, músicos das principais orquestras de Viena, a capital mundial da música clássica, e que se apresentou no dia 5 de novembro, no Teatro-Cine, no âmbito do ciclo “Europa Sinfónica”, num espetáculo em que também participou a meio-soprano Megan Kahtz.

Também no Teatro-Cine e no âmbito da “Temporada Darcos 2025” realizou-se, no dia 10 de janeiro, o Concerto de Ano Novo Folias (no qual foi lançado o CD relativo ao Livro Terceiro do Novíssimo Cancioneiro de Nuno Côrte-Real), um espetáculo levado a cabo pelo Ensemble Darcos com o Coro Ricercare que abordou música associada a danças tradicionais portuguesas.





Para além do Teatro-Cine, sete outros espaços no Concelho acolheram este ano atuações integradas na “Temporada Darcos”. No Espaço Darcos, em Torres Vedras, realizou-se, no dia 8 de fevereiro, o recital Impressões Íntimas, em que participou a declamadora Manuela Couto e o pianista do Ensemble Darcos, Hélder Marques, e, no dia 11 de outubro, o recital Canto de Outono, em que participou o declamador Vítor D’ Andrade e também o pianista Hélder Marques. No Hotel Dolce Campo Real teve lugar, no dia 16 de março, um concerto que juntou o violoncelista Massimo Spadano e o Ensemble Darcos. Já no Centro de Artes e Criatividade, no dia 8 de maio, a soprano Ana Quintans, o declamador Vítor D’Andrade e o Ensemble Darcos protagonizaram o concerto Camões na Eternidade do Tempo. No dia 20 de junho, por seu lado, na Igreja do CAS Runa, o Ensemble Darcos levou a cabo o concerto Grandes Quartetos I. O Coro Ricercare e o Ensemble Darcos voltariam a juntar-se para A insustentável leveza do Cante, no dia 4 de julho, na Adega Cooperativa da Ventosa. Posteriormente, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, no dia 18 de julho, o Ensemble Darcos deu forma ao concerto relativo à 3.ª edição do Prémio Internacional de Composição Darcos. O último concerto da “Temporada Darcos 2025” foi o Grandes Quartetos II e aconteceu no dia 7 de dezembro, no Hotel Golf Mar, o qual foi também interpretado pelo Ensemble Darcos.

A Měšťanská beseda (em Pilsen), o Museu do Dinheiro (em Lisboa), a Phillarmonie (em Berlim), o Centro Cultural Olga Cadaval (em Sintra), a Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, o Pavilhão de Portugal (em Lisboa), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (em Lisboa), o São Luiz Teatro Municipal (em Lisboa), o Auditório Adelina Caravana (em Braga) e a Musikverein Brahms Saal (em Viena) foram os outros espaços que em 2025 receberam concertos da “Temporada Darcos”.

Publicado: 16.12.2025 - 15:56 horas
voltar ao topo ↑