Torres Vedras

Prestigiada orquestra austríaca atuou no Teatro-Cine de Torres Vedras

10.11.2025

Na sua primeira vinda a Portugal, a conceituada orquestra Wiener Concert-Verein atuou em Torres Vedras.

O Teatro-Cine teve lotação esgotada no concerto que a mesma realizou na noite do passado dia 5 de novembro, o qual contou com a participação da meia-soprano Megan Kahtz e a direção musical de Nuno Côrte-Real, tendo essa atuação se integrado no ciclo “Europa Sinfónica” da “Temporada Darcos”.

Departures, for string orchestra, de Alisa Kobzar, a Sinfonia n.º 44 em Mi menor, de J. Haydn, um conjunto de sete canções do compositor renascentista inglês John Dowland integrantes da obra Time Stands Still, concebida por Nuno Côrte Real, e uma seleção de cinco canções da obra Agora muda tudo, da autoria também deste compositor e maestro torriense, foram as composições que aquela orquestra austríaca interpretou na sala de espetáculos municipal torriense, num concerto que foi repetido na noite do dia seguinte na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e tinha tido uma primeira apresentação, dois dias antes, na Sala Brahms do Musikverein, em Viena.

De referir que, com músicos da Wiener Symphoniker, a orquestra Wiener Concert-Verein foi fundada em 1987, reunindo, atualmente, músicos das principais orquestras de Viena, e mantendo uma temporada de concertos na mencionada mítica sala de espetáculos vienense.

A “Temporada Darcos”, que vai na sua 18.ª edição, é uma iniciativa singular no panorama musical nacional, na qual se divulga fundamentalmente a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida também por Nuno Côrte-Real e tendo como ponto de partida o concelho de Torres Vedras. De realçar que por meio da “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais têm atuado no Teatro-Cine. 

Consulte a agenda da “Temporada Darcos” aqui.

Publicado: 10.11.2025 - 16:01 horas
voltar ao topo ↑