Curtas-metragens de estudantes foram o mote para as atividades da Semana da Saúde Mental
22.10.2025

Entre os dias 6 e 10 de outubro, a iniciativa “Curtas da Mente - Semana da Saúde Mental” promoveu a reflexão e o debate em torno da saúde mental através da linguagem cinematográfica.
Desenvolvida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Oeste Respira – Incubadora de Impacto e a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do Politécnico de Leiria, esta iniciativa teve como ponto de partida a exibição dos trabalhos finais de curso dos estudantes da ESAD, no âmbito do projeto “CinESAD”. A partir da visualização dessas obras, foram dinamizadas sessões de debate que envolveram profissionais de saúde, estudantes e a comunidade em geral, sensibilizando para as questões da saúde mental e assinalando o Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro).
A primeira sessão, intitulada “As curtas ganham voz na clínica”, realizou-se no dia 6 de outubro, no Centro de Educação Ambiental e foi dirigida a técnicos da área da saúde mental. A sessão contou com a participação da coordenadora da especialidade de Psicologia Clínica do Hospital CUF Torres Vedras, Susana Miranda.
O Centro de Artes e Criatividade acolheu, nos dias 7 e 10 de outubro, a sessão “As curtas vão à escola”, dirigida a alunos das escolas secundárias Henriques Nogueira e Madeira Torres, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, do Externato de Penafirme e do CENFIM. Esta ação procurou promover a reflexão entre os mais jovens sobre os desafios da saúde mental, impactando cerca de 120 estudantes.
A iniciativa terminou no dia 10 de outubro, com a sessão “As curtas na comunidade”, também no Centro de Artes e Criatividade. Esta sessão contou com a participação de vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, do psicólogo e coordenador do projeto Atitude Positiva do Académico de Torres Vedras (ATV), Vítor Coelho, e da diretora da Escola de Artes e Design do Politécnico de Leiria, Cláudia Pernencar.
De destacar ainda a presença dos estudantes e realizadores das curtas apresentadas, cuja participação enriqueceu o debate, permitindo a partilha das suas experiências e da forma como estas influenciaram os processos criativos.