Torres Vedras

PROJETO AVOZ

PROJETO AVOZ

Partindo do tema central "Brincar", o projeto AVOZ surge com o objetivo de criar ligações humanas através do trabalho artístico. Com recurso a ferramentas como as artes plásticas, a música, artes performativas, e o exercício físico pretende-se conduzir um processo de trabalho centrado na partilha, no sentido didático, sensorial, relacional e emocional, capaz de aproximar duas gerações que se cruzam no crescimento e no envelhecimento. De um lado a população idosa, tantas vezes posta de parte apesar de ativa. Do outro lado as crianças, cada vez mais sedentárias apesar de enérgicas e curiosas.

O AVOZ será realizado ao longo de dois anos, entre setembro de 2025 e julho de 2026, dividindo-se em três temas - "brinquedos", "cantigas" e "brincadeiras" - cada um com aproximadamente um mês a três meses de duração. Cada tema que culminará numa atividade final, contará com a participação de profissionais de diferentes áreas e será desenvolvido em quatro fases de trabalho.

Pensado para ser desenvolvido no formato de residência artística, além da parceria com vários espaços culturais em Torres Vedras, o projeto "AVOZ" decorrerá nos próprios espaços das instituições e contará com a participação de dois grupos, nesta primeira edição os grupos de trabalho serão: CLUBE SENIOR DA AZENHA VELHA e JI CAMBELAS.

O AVOZ pretende fazer parte da vida e do dia a dia das instituições envolvidas, criando um espaço onde a emoção e o corpo são veículos de comunicação intergeracional e a arte é utilizada como instrumento de comunicação da matriz cultural e pessoal destes públicos, servindo de motor à promoção da saúde mental, do enriquecimento cultural e da inclusão social.

Este projeto de mediação cultural, tem como objetivo estabelecer uma ponte entre estas duas gerações, aproximando-as, de forma a criar valor humano e artístico. Mais do que tudo, o AVOZ procura promover a valorização da memória e da identidade hereditária, levando a voz dos mais idosos às novas gerações de forma a estabelecer um conjunto de laços afetivos baseados na partilha e no diálogo, utilizando metodologias colaborativas e participativas.

 

Criação e Coordenação: Raquel Bravo

Equipa de Psicólogos: Malitsa Francisco e Ivo Serra (apoio pedagógico)

Apoio à Criação: Raimundo Cosme, Cecília Henriques 

Apoio à Produção: Mariana Sá Marques 

Comunicação: Raquel Alves

Artistas convidados: Rita Grancho (artista plástica), Bruno Alexandre (coreógrafo)

Registo Audiovisual: Ana Ladislau, Joana Correia (Coletivo audiovisual MANAMANA)

Design Gráfico: Emanuel Vicente

Mestre em Ensino de Educação Física: Catarina Bettencourt

Produção: Plataforma285

Apoio financeiro e coprodução: Câmara Municipal de Torres Vedras

Próximas datas:

voltar ao topo ↑