Torres Vedras

Agenda

Multiple Maniacs (1970)

Filme de John Waters | Ciclo de cinema Serralves

Até 19 de novembro 2022 | 21h00 às 23h00

Cinema Multiple Maniacs

Evento já ocorrido

Local: Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras
Destinatários: M/18

O filme que afirmou John Waters como o rei do mau-gosto e a atriz Divine como a campeã da perversidade, é, nos limites da comédia, um retrato irreverente do “american way of life” e uma paródia à sociedade de consumo nos seus contornos mais conservadores e moralistas.

 

Apresentação do filme por:

Vasco Araújo

Nasceu em Lisboa, em 1975, cidade onde vive e trabalha. Em 1999 concluiu a licenciatura em Escultura pela FBAUL, entre 1999 e 2000 frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas da Maumaus em Lisboa. Desde então tem participado em diversas exposições individuais e coletivas tanto nacional como internacionalmente, integrando ainda programas de residências, como Récollets (2005), Paris; Core Program (2003/04), Houston. Em 2003 recebeu o Prémio EDP Novos Artistas.

Das exposições individuais destacam-se: “Momento à parte”, MAAT, Lisboa (2019); Vasco Araújo”, M-Museum, Leuven, Bélgica, (2018); “Decolonial desires”, Autograph ABP, Londres, U.K. (2016); “Potestad”, MALBA - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.(2015); “Under the Influence of Psyche”, The Power Plant, Toronto (2014); “Debret”, Pinacoteca do Estado de S. Paulo, S. Paulo (2013); “Avec les voix de l’autre”, Musée d’art de Joliette, Joliette (2011); “Mais que a vida”, Fundação C. Gulbenkian/ CAM, Lisboa e MARCO, Vigo (2010) ; “Eco” Jeu de Paume, Paris (2008); “Vasco Araújo: Per-Versions”, the Boston Center for the Arts, Boston (2008); About being Different (2007), BALTIC Centre for Contemporary Art, U.K.; Pathos (2006), Domus Artium 2002, Salamanca; Dilemma (2005), S.M.A.K., Gent; L’inceste (2005), Museu do Azulejo Lisboa; The Girl of the Golden West (2005), The Suburban, Chicago; Dilema (2004), Museu de Serralves, Porto; Sabine/Brunilde (2003), SNBA, Lisboa.

Nas exposições coletivas destaque para a participação na “Triangulo atlântico” Bienal Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2018); “All that Falls”, Palais de Tokyo, Paris (2014); “Investigations of a Dog”, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turim (2009); “Everything has a name, or the potential to be named”, Gasworks, Londres (2009); “Em Vivo Contacto”, 28ª Bienal de S. Paulo, São Paulo (2008); “Artes Mundi, Wales Internacional Visual Art Exhibition and Prize”, National Museum Cardiff, Cardiff (2008); “Kara Walker and Vasco Araújo: Reconstruction”, Museum of Fine Arts, Houston, (2007); “Drei Farben – Blau”, XIII Rohkunstbau, Grobleuthen (2006); “Experience of Art”; La Biennale di Venezia. 51th International Exhibition of Art, Veneza; “Dialectics of Hope”, 1st Moscow Biennale of Contemporary Art, Moscovo, (ambas em 2005); Solo (For Two Voices), CCS, Bard College (2002), Nova Iorque; “The World Maybe Fantastic” Biennale of Sydney (2002), Sydney; Trans Sexual Express, Barcelona 2001, a classic for the Third millennium (2001), Centre d’Art Santa Monica, Barcelona.

O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias coleções, públicas e privadas, como Centre Pompidou, Musée d’Art Modern (França); Museu Coleção Berardo, Arte Moderna e Contamporânea, (Portugal); Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal); Fundación Centro Ordóñez-Falcón de Fotografía – COFF (Espanha); Museo Nacional Reina Sofia, Centro de Arte (Espanha); Fundação de Serralves (Portugal); Museum of Fine Arts Houston (EUA), Pinacoteca do Estado de S. Paulo (Brasil). 


Adquira aqui o seu bilhete.

Integrado no ciclo de cinema "Desobediência Civil. O Cinema da Insurreição"


Atividade Gratuita


Lotação: 50
Comprar Bilhetes

Os três dias do Carnaval marcam um período em que as regras sociais estabelecidas e as convenções impostas são temporariamente suspensas ou parodiadas. É, portanto, um momento em que se desfazem hierarquias, se invertem os papéis de classe e de género, se joga entre o sagrado e o profano e se zomba da autoridade e dos valores da moral. No entanto, mais do que uma manifestação estritamente folclórica, o carnavalesco enquanto categoria crítica extrapolada para o domínio da literatura e das artes tem permitido designar um conjunto de atitudes iconoclastas e de objetos subversivos que não só testam os limites do bom-gosto, como a própria noção de cânone. Consequentemente, a cultura popular surge como elemento desestabilizador que se inscreve no contexto da dita cultura erudita de forma potencialmente revolucionária, tanto a nível estético como político, propondo assim uma visão alargada do mundo. A força destrutiva do riso prende-se, pois, com a consciência de que tudo o que é social é necessariamente contestável.

Este ciclo de cinema, intitulado "Desobediência Civil: o cinema da insurreição", apresenta uma seleção de títulos onde estas reflexões são centrais do ponto de vista formal, temático e narrativo. O cinema, arte popular por excelência, dialogou intimamente, desde a sua génese, com a tradição do burlesco, nomeadamente na mediação dos espetáculos de variedades e na lógica das atrações. Muito do cinema moderno afirma-se, exatamente, pela atualização dessa força disruptiva que se encontra no cinema primitivo. Os filmes que constituem este programa, oriundos de diferentes contextos culturais e momentos históricos, participam desta genealogia oferecendo retrospetivamente uma panorâmica sobre as traduções fímicas desse regime de exceção que é o carnavalesco.

Organizado entre dois fins-de-semana, este programa, pensado a partir da relevância social, histórica e cultural do Carnaval de Torres Vedras e especialmente concebido para ser apresentado no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e em diálogo com os seus espaços expositivo, conta com quatro filmes representativos daquilo a que se pode chamar um cinema da insurreição. Todas as sessões contarão com a apresentação por um convidado e serão acompanhadas pela edição de uma brochura contendo textos de análise e contextualização dos filmes programados, bem como por sessões especificamente orientadas para um público escolar.

Última atualização: 16.11.2022 - 23:04 horas
voltar ao topo ↑