Sonoridades do acordeão voltaram a fazer-se ouvir pelo Concelho

16.11.2022

Imagem do concerto de Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare

O Concelho voltou a acolher um festival com características singulares no panorama musical, dedicado a um instrumento musical com forte tradição nesse território: o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

Integrada no programa das Festas de Torres Vedras, a 19.ª edição desse festival decorreu entre os passados dias 27 de outubro e 12 de novembro, com a estrutura que o tem caracterizado, a qual assenta em dois pilares: os concertos no Teatro-Cine e as “merendas do acordeão”, que se realizam em locais de todas as freguesias do Concelho.

No que concerne aos concertos no Teatro-Cine, refira-se que o primeiro da edição deste ano do Acordeões do Mundo baseou-se nas sonoridades produzidas pelo acordeonista argentino Walter Hidalgo, que proporcionou uma viagem pelas distintas vertentes rítmicas da América do Sul. Seguiu-se: um concerto de Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare, que apresentaram um “cocktail” de poesia e histórias de amor fundidas com música folk italiana e sopros sonoros balcânicos; um concerto da consagrada acordeonista Sharon Shannon, que, a partir das sonoridades da música tradicional irlandesa, abordou também outros espetros musicais; e um outro concerto de uma artista irlandesa, no caso de Niamh Ní Charra, uma acordeonista e violinista fortemente influenciada pela musicalidade oriunda de Sliabh Luachra. O último concerto da edição deste ano do Acordeões do Mundo - realizado ao final da tarde e não à noite, como os restantes - teve como protagonista principal o acordeonista português Nuno Carpinteiro, que proporcionou um espetáculo em que o silêncio e a simplicidade sonora alternaram com momentos de complexa harmonia, refletindo experiências vividas em ambiente campestre.

Já no que diz respeito às “merendas do acordeão”, as quais consistem, recorde-se, em atuações de acordeonistas tradicionais, o que é acompanhado pela prova de vinhos e outros produtos, como doces tradicionais, refira-se que as mesmas aconteceram, como é habitual, ao final da tarde, principalmente em cafés, restaurantes e coletividades (quase sempre, nos dias úteis, na Cidade, e ao fim de semana e feriados, na zona rural do Concelho). As “merendas do acordeão” estiveram este ano a cargo de: Catarina Brilha, José Cláudio, Emanuel Soares, João Castro, Catarina Duarte, Teresa Maurício, David Duarte, Rodrigo Maurício, Vítor Apolo, Rita Nunes, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Hélio Esteves, Ruben Alves, Sofia Henriques, Mara Santos, Ruben Crispim, Mário Paulo e Tino Costa.

Referência ainda, da programação da 19.ª edição do festival Acordeões do Mundo, para a realização de uma “manhã do acordeão” no Mercado Municipal, a qual foi levada a cabo por aquele último acordeonista.

De referir, por fim, a considerável adesão de público verificada nas diversas ações da edição deste ano do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, um evento que é, recorde-se, uma organização da Câmara Municipal.

Última atualização: 21.11.2022 - 10:55 horas