Sinta a brisa do Atlântico ao longo da Rota da Reserva Natural Local Foz Azul
06.08.2025
A PR13 - Rota da Reserva Natural Local Foz Azul convida-o a percorrer 8km ao longo da costa do Concelho, num percurso que faz a ligação entre a Praia da Foz do Sizandro e a Assenta.
A Reserva Natural Local Foz Azul é uma área protegida de âmbito local, predominantemente marinha, que abrange as freguesias de São Pedro da Cadeira e Silveira. Inclui arribas e falésias, mas também a foz do rio Sizandro e o sistema dunar da Praia Azul, sendo por isso uma área de grande biodiversidade. É neste território que está traçada a PR13 - Rota da Reserva Natural Local Foz Azul, um percurso pedestre que o vai levar ao longo da costa, sempre com a brisa atlântica como companhia.
O ponto de partida situa-se na Praia da Foz do Sizandro, seguindo-se para sul até à arriba sobranceira à Praia de Porto Chão. Pelo caminho, aviste o arquipélago das Berlengas e repare na riqueza geológica e biológica que o rodeia. Fique também atento aos vestígios de espécies de dinossauros dos géneros Alossauros, Saurópodes, Branquiossauros e Turiassauros, que podem ser observados ao longo da costa. Em Cambelas, além corais de mares tropicais, foram já descobertos ossos fossilizados do pé quase completo e da cauda de um dinossauro carnívoro, que terá tido mais de três metros de comprimento.
Aproveite e faça uma pequena pausa junto do miradouro de Cambelas, que se situa perto dos típicos toldos da zona, e admire as praias selvagens, aonde pode querer regressar para outro passeio tranquilo. Depois de avistar a Praia da Horta e a Praia do Baio, o caminho segue em direção à localidade de Assenta, continuando até ao miradouro da Praia das Peças. Se a maré estiver baixa, é possível observar nas poças de maré espécies como ouriços-do-mar, anémonas, lapas e estrelas-do-mar.
Este percurso linear termina no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, no antigo posto da Guarda Fiscal de Assenta. Visite-o e aprofunde o seu conhecimento sobre os ecossistemas costeiros, a paleontologia e a cultura e tradições das comunidades que habitam junto ao mar. Era precisamente na Praia da Assenta que era descarregado o peixe com que eram abastecidas as populações vizinhas até à cidade de Torres Vedras e essa relação com a pesca é ainda notória através das embarcações restauradas que aqui podemos encontrar.
É expectável que faça este percurso em 2h30, sendo categorizado como fácil e adequado a qualquer época do ano. Se terminar perto da hora de almoço ou jantar, procure um restaurante local e peça um prato de peixe fresco ou a conhecida cachola. Não se esqueça de fazer um brinde à beleza da costa atlântica com um bom vinho de Torres Vedras.