Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios atribui mais de 271 mil euros

03.08.2021

Imagem gráfica onde se lê

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou os apoios financeiros anuais e plurianuais a atribuir no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios, na reunião extraordinária da passada terça-feira, 27 de julho. Ao todo, 271.695 euros serão direcionados para um conjunto de 28 entidades do concelho de Torres Vedras.

Este é o primeiro ano em que o Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios está em vigor. Durante o período de candidaturas, que decorreu durante o mês de maio, foram submetidas 33 candidaturas de 29 entidades distintas. "Regista-se, nesta primeiro ano de aplicação do novo sistema de incentivos, uma maior diversidade de organizações culturais e criativas apoiadas pela Câmara Municipal" considera a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

"Os projetos financiados garantem uma boa distribuição geográfica das atividades a desenvolver e um equilíbrio entre áreas artísticas tradicionais, contemporâneas e propostas no domínio da educação e valorização patrimonial" refere Ana Umbelino, que destaca, ainda, "uma intenção expressa de envolver as comunidades e um investimento na mediação cultural, condição fundamental para uma democratização cultural duradoura e efetiva".

Regulamento consiste num conjunto de normas que regulam a atribuição de apoios financeiros e não financeiros pelo Município de Torres Vedras, de acordo com princípios de transparência e igualdade de oportunidades que visam o reforço e a qualificação das entidades beneficiárias e da sua participação na comunidade local.

Podem candidatar-se entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas, com os órgãos sociais em efetividade de funções e que desenvolvam atividades e projetos considerados de interesse para a população do Concelho.

Os apoios agora aprovados juntam-se à primeira fase dos apoios financeiros pontuais, que decorreu entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro. Nesse âmbito, foram apoiadas 14 entidades, num total de 18.767 euros. A segunda fase dos apoios financeiros pontuais terminou no passado dia 15 de julho.

Publicado: 03.08.2021 - 11:44 horas