Programa de atividades aproximou os alunos do Concelho da área da Ciência e Tecnologia
17.12.2025
O programa “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia” convidou os alunos do Concelho a explorar a área da Ciência e Tecnologia, através de um conjunto de atividades de caráter pedagógico durante o passado mês. Este programa, que inclui também iniciativas dirigidas ao público em geral, tem como objetivo celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), o qual visa aproximar a Ciência e a Tecnologia dos cidadãos.
Das atividades da edição deste ano do “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia”, saliente-se a passagem por dois locais do Concelho do espaço “Creactivity”. Nesse espaço itinerante dinamizado pela Fundação La Caixa são facultados workshops com materiais do dia-a-dia, e com ferramentas de baixa e alta tecnologia, para dar vida às ideias dos utilizadores. O “Creactivity” teve, na Escola Básica da Freiria, 399 participações (de alunos do ensino pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico) e, no Parque Verde da Várzea, 234 participações (de público em geral).
Outras oficinas foram este ano dinamizadas no âmbito do referido programa, mais concretamente para a população escolar, nomeadamente “O Mare IPLeiria no teu laboratório! | A cor das Algas”, “O Mare IPLeiria no teu laboratório! | De que têm medo os Ouricos-do-mar?” e “O INIAV no teu laboratório!” (para alunos do ensino secundário, nos respetivos estabelecimentos de ensino), bem como “À sombra de uma história…com ciência” (para alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, no Centro de Artes e Criatividade).
De relevar também da edição de 2025 do “Novembro - Mês da Ciênica & Tecnologia”, a “Mini Feira de Ciência”, que percorreu vários estabelecimentos de ensino e impactou 314 alunos do ensino pré-escolar. Para além desta feira, outras quatro feiras foram realizadas durante o passado mês no âmbito do programa: uma feira de experimentação de Ciência e Tecnologia, no edifício do Centro de Educação Ambiental, uma feira de Ciência e Tecnologia, nas antigas instalações de Torres Vedras do Instituto da Vinha e do Vinho (no evento “Made in Torres Vedras”), a “Feira de Ciências da HN”, na Escola Secundária Henriques Nogueira, e uma mostra de Ciência dos Cursos TeSP do IPL-Politécnico de Leiria, no Torres Vedras LabCenter.

As visitas no âmbito da iniciativa “Ciência, o que se faz por cá?” voltaram a ser das atividades mais impactantes do “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia”, tendo, ao todo, 364 alunos participado nessas visitas, que aconteceram nas instalações do Smart Farm Colab, da Sociedade de História Natural, da Tecnimede, da M2C – Metal Carvalho Conrado, da FRISMAG, da BISELVIDRO e do núcleo de Torres Vedras do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. Em sentido inverso, Pedro Brasil (da PIXAIR) deslocou-se a estabelecimentos de ensino, onde dinamizou sessões em que abordou a utilização pedagógica dos drones (nas quais participaram 107 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário), ao passo que a cientista matemática Paula Patrício esteve no Externato de Penafirme para uma sessão com alunos do ensino secundário. De referir também que, igualmente no âmbito do programa e também do evento “Made in Torres Vedras”, a Sociedade de História Natural dinamizou em Torres Vedras uma visita denominada “Paleontologia urbana”.
Da recente edição do “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia” é também de salientar as sessões dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva de Constância no espaço do Quero ser Cientista (situado no edifício do Centro de Educação Ambiental), nas quais participaram 179 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, para além de participantes não integrados em grupos escolares. Também no Parque Verde da Várzea teve lugar uma ação de observação do céu noturno, igualmente orientada pelo Centro de Ciência Viva de Constância, tendo uma outra tido lugar nas antigas instalações de Torres Vedras do Instituto da Vinha e do Vinho, no âmbito também do evento “Made in Torres Vedras”, esta orientada pelo ATV - Académico de Torres Vedras.
De mencionar ainda da edição deste ano do programa “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia” o workshop “Newton gostava de ler”, dinamizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro para professores bibliotecários (no espaço do Quero ser Cientista), a atividade “Semear e plantar plantas autóctones” (dinamizada para o público em geral no Lab Aberto FabLab e num terreno da AltriFlorestal) e a disponibilização do podcast “A Ciência das emoções”, o qual se relaciona com o projeto “Conversas com Pais”.
De referir que nas 80 sessões realizadas em 2025 no âmbito do “Novembro - Mês da Ciência & Tecnologia”, programa que é organizado pela Câmara Municipal, contabilizaram-se, ao todo, cerca de 2.250 participações.


