Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras volta a acolher coleção de Serralves

27.07.2021

Fotografia em que se vê Laura Rodrigues, Ana Umbelino e Ana Pinho durante a visita guiada à exposição.

Que sais-je? Livros e edições de artista da coleção de Serralves é a exposição que está patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras. No passado dia 20 de julho, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, esteve em Torres Vedras para visitar a mostra, que apresenta mais de 20 livros e edições de artista produzidos entre os anos 1960 e a atualidade.

“Continuaremos a trabalhar seguindo a nossa estratégia e o nosso compromisso de levar a cultura a todos” referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Recorde-se que o Município de Torres Vedras é Fundador de Serralves, o que contribui para a descentralização da cultura, num caminho que se quer “para todos e com todos”.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, também destacou “o gesto da Fundação de Serralves, que é um gesto de democratização cultural e de generosidade” e que acaba por tornar a sua coleção numa “coleção viva”. Ana Umbelino sublinhou que esta exposição levanta “questões eminentemente contemporâneas”, questionando o lugar das instituições de transmissão de cultura, mas também a forma como as novas gerações se apropriam do conhecimento.

“Dou os parabéns a Torres Vedras, porque sempre consideram a área da cultura como absolutamente fundamental. Infelizmente, não acontece sempre assim em todos os municípios” afirmou a presidente da Fundação de Serralves, destacando a aposta do Município na cultura e recordando que o Município se tornou Fundador de Serralves em 2016. O momento contou, ainda, com a presença de Rui Costa, diretor de Recursos e Projetos Especiais da Fundação de Serralves.

Que sais-je? aborda a utilização por parte de artistas, desde as primeiras vanguardas do século XX, de formas clássicas de armazenar e transmitir conhecimento, como atlas, dicionários e enciclopédias. Integrando obras de artistas como Stanley Brouwn, Paulo Bruscky, Ernst Caramelle, Tacita Dean, Charlotte Moth, Paulina Olowska, Dieter Roth e Allan Ruppersberg, a exposição está patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras até ao dia 5 de setembro.

Última atualização: 27.07.2021 - 12:25 horas