Município de Torres Vedras é Fundador da Fundação Serralves

07.12.2016

O Município de Torres Vedras é, desde ontem, Fundador da Fundação Serralves, depois de ter sido assinado o protocolo de novo Fundador numa cerimónia que teve lugar no Porto, aquando da realização da reunião do Conselho de Fundadores de Serralves. O município torriense foi representado pela vereadora da Cultura, Ana Umbelino.

A par de Torres Vedras, entre os novos Fundadores de Serralves, contabilizam-se nove empresas e 13 câmaras municipais dispersas por todo o país, números que são reveladores do trabalho de crescimento e descentralização da Cultura protagonizado por Serralves ao longo do ano 2016. Com efeito, 2016 constituiu a maior operação de entrada de novos Fundadores desde a constituição da Fundação Serralves, em 1989.

O objetivo desta política de descentralização da Cultura tem a sua face mais visível nas inúmeras exposições da Coleção Serralves realizadas em municípios de todo o país, tornando a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à Arte e à Cultura.

Enquanto Fundador de Serralves, o Município de Torres Vedras receberá, já no próximo mês de janeiro, um conjunto de iniciativas no âmbito do Ciclo "Edgar Pêra".
A RETROSPETIVA de Edgar Pêra apresentada por Serralves assinala os trinta anos decorridos sobre a sua primeira realização (o videoclipe Dunas, para os GNR). Nela se propõe um percurso através das múltiplas facetas desta obra – particularmente prolixa, instável, caótica e difícil de abarcar na sua globalidade – que é, também, peça fundamental para perspetivar a invenção da modernidade em Portugal. Edgar Pêra (1960, Lisboa) tem construído, desde meados da década de oitenta, uma obra sem paralelo no panorama do cinema português contemporâneo.

Publicado: 07.12.2016 - 20:27 horas