Motociclos elétricos melhoram a acessibilidade no Centro Histórico de Torres Vedras
30.12.2025
De forma a facilitar o acesso ao Centro Histórico de Torres Vedras para os cidadãos com mobilidade reduzida foi implementado no passado sábado, dia 27, o projeto “Veículos Elétricos: Promoção da Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Condicionada”. Esta iniciativa tem como objetivo tornar mais simples e acessível a deslocação autónoma dos munícipes pelo centro da cidade, disponibilizando, de forma gratuita, o acesso a motociclos elétricos.
Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Sérgio Galvão, explicou que a disponibilização destes veículos no Mercado Municipal de Torres Vedras, de 27 a 30 de dezembro e de 3 a 6 de janeiro, visa testar o melhor modelo de implementação deste projeto a longo prazo, que se insere num plano mais vasto de mobilidade urbana sustentável, inclusiva e adaptada às características do Centro Histórico da Cidade.
Deste modo, estão assim disponíveis para empréstimo quatro motociclos elétricos – tipo scooter, cujo objetivo é permitir que pessoas com mobilidade condicionada possam, autonomamente, circular no Centro Histórico, aproveitando o espaço público e facilitando o acesso ao comércio, serviços e equipamentos culturais na cidade.
De 27 a 30 de dezembro e de 3 a 6 de janeiro, qualquer cidadão, maior de 18 anos, com deficiência motora, mobilidade condicionada ou incapacidade temporária pode utilizar, gratuitamente, os veículos entre as 10h00 e as 19h00, durante o período de uma hora. Os veículos estão disponíveis para requisição no Mercado Municipal de Torres Vedras, nomeadamente no piso 0 no exterior do Mercado e no estacionamento subterrâneo (piso -1) junto aos lugares de mobilidade reduzida. Caso surja alguma dúvida ou necessite de algum esclarecimento adicional pode contactar o 912 562 259.
A aquisição dos motociclos elétricos foi financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa de Intervenções em Vias Públicas. O investimento total foi de 12.614 euros, com um montante financiado pelo PRR de 11.900 euros.



