Made in Torres Vedras desafiou participantes a experimentar e descobrir
10.11.2025
Ao longo da tarde de dia 8 de novembro, os visitantes do Made in Torres Vedras foram convidados a explorar diferentes áreas do conhecimento através de experiências práticas, demonstrações e atividades interativas. Este evento, subordinado ao tema “Ciência e Tecnologia”, decorreu nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho e contou com um programa diversificado.
A tarde começou com a visita “Paleontologia urbana”, dinamizada pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras, que levou os participantes a descobrir como as rochas utilizadas em monumentos e equipamentos urbanos guardam vestígios de organismos fósseis, revelando histórias sobre ecossistemas e tempos antigos.
Em simultâneo, a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste apresentou um showcooking de pastelaria molecular, conduzido pela chef Sílvia Baptista e por alunas da turma CP11 do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.
Também a Associação Lab Aberto Fab Lab e o Repair Café Lisboa promoveram uma oficina de reparação de eletrodomésticos, onde os participantes aprenderam a dar nova vida a pequenos aparelhos avariados, incentivando à reutilização e à sustentabilidade.
Presente esteve também a SHARKCODERS Torres Vedras a proporcionar jogos interativos de robótica e programação, explorando o pensamento lógico e computacional. Já o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho deu a experimentar os óculos de realidade virtual que permitiram um passeio de bicicleta.
Um dos pontos altos foi a Feira de Ciência e Tecnologia, que reuniu clubes de ciência, empresas e diversas entidades num espaço de descoberta e experimentação: os serviços educativos Quero Ser Cientista e Robótica para Todos; o Instituto Politécnico de Leiria; o projeto AprenTIC do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias; o Fablab Henriques Nogueira; os clubes de Ciência da Escola Básica de Freiria e do Externato de Penafirme; o Clube de Robótica da Escola São Gonçalo; a Associação Vaklouro; a Pixair e a Sociedade de História Natural de Torres Vedras. Os Serviços Municipais de Água e Saneamento de Torres Vedras estiveram presentes a aceitar inscrições ao programa biorresíduos. Reconhecida como contributo local para a EU Week of Regions and Cities, a Feira de Ciência e Tecnologia promoveu o contacto direto entre o público e quem transforma o conhecimento em soluções para o futuro desde cedo.
Durante o evento, houve ainda espaço para momentos de celebração e degustação, com a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Pastel de Feijão de Torres Vedras e Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras 2025. Na categoria Pastel de Feijão de Torres Vedras, o primeiro prémio foi atribuído à Serra da Vila, seguindo-se o Cantinho Amarelo e a marca Maria Adelaide, respetivamente em segundo e terceiro lugares.
Já no Concurso de Vinhos de Torres Vedras, o Alma Vitis 2024, da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, venceu na categoria DOC Torres Vedras Branco, enquanto o Alma Vitis 2023, da mesma adega, conquistou o primeiro lugar em DOC Torres Vedras Tinto.
Na categoria Vinho Regional de Lisboa Banco, o vencedor foi o Quinta da Almiara Branco 2024, sendo o segundo e o terceiro lugares atribuídos respetivamente ao Caves Dois Portos Reserva 2024, da Adega Cooperativa de Dois Portos, e ao Velhos Tempos Reserva Arinto 2024, da Adega Cooperativa de Carvoeira. Por fim, na categoria Vinho Regional de Lisboa Tinto, o primeiro lugar coube ao Incondicional Reserva 2021, da Santos & Santos, o segundo ao Folgorosa 2021, da Quinta da Folgorosa, e o terceiro ao Portas do Vale 2023, da Quinta da Almiara.
Ao momento de prova dos produtos vencedores seguiu-se uma prova comentada de Aguardente de Pera Rocha Old Nosey, conduzida por Miguel Vasconcelos Guisado. A programação continuou com o espetáculo teatral “Conversas (A)Fiadas”, da Associação TEIA de Cultura, uma produção que retratou, de forma divertida e crítica, as contradições da mulher contemporânea.
O dia terminou com uma sessão de observação astronómica dinamizada pelo Académico de Torres Vedras, que permitiu observar através de telescópio o planeta Saturno e os seus anéis, bem como a Lua em fase crescente.
O próximo Made in Torres Vedras acontece a 13 de dezembro e encerra o fim do ciclo de programação de 2025. O programa estará disponível em breve.


