Festa final do “Mexa-se para a Vida – Desporto Sénior” voltou a celebrar vida ativa

28.06.2022

Fotografia em que se vêm seniores de braços no ar, durante a aula de pilates.

Cerca de 1.100 seniores participaram na festa final do “Mexa-se para a Vida – Desporto Sénior” 2021/2022 que se realizou no passado sábado, 25 de junho, no Externato de Penafirme. Atividade física, música, convívio e boa disposição marcaram o regresso desta tradicional festa, que voltou a realizar-se após dois anos de interrupção devido à pandemia.

Ao longo da tarde, os participantes assinalaram mais um ano de vida ativa participando em aulas de zumba e pilates (promovidas por David Lourenço e pelo Clube Académico de Penafirme) e vários jogos desportivos. Os seniores deram, ainda, forma a uma “moldura humana” com as palavras “Mexa-se para a Vida”, num momento que foi captado através de uma fotografia aérea.

As atividades contaram com a participaram de vários elementos do grupo carnavalesco Flauzinas, num programa que também contou com a música do trio ViraVadio e do Núcleo de Acordeão do Clube Académico de Penafirme. Ao final da tarde, o pavilhão desportivo do Externato de Penafirme encheu para a atuação das Marchas da Póvoa de Penafirme e Santa Cruz, seguindo-se um baile repleto de animação ao som de Manel Karaoke.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, saudou a realização do encontro após dois anos “muito penosos” e recordou que o programa se adaptou à situação de pandemia, tendo continuado a acompanhar todos os participantes individualmente. Laura Rodrigues destacou a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho, assim como das associações locais onde se realizam as atividades.

A festa final do 17.º ano de atividade do programa contou, ainda, com rastreios de saúde promovidos pela Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa e com uma Feira Rural onde o Clube Sénior e diversos artesãos da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira deram a conhecer a sua atividade.

O “Mexa-se para a Vida – Desporto Sénior” é um programa de promoção de estilos de vida ativos e de educação para a saúde, destinado a munícipes com idade igual ou superior a 55 anos. Atualmente, conta com cerca de 1.850 participantes em 77 núcleos nas várias freguesias do Concelho. A iniciativa foi distinguida com o prémio “Intervenção COVID-19 no Desporto 2020”, atribuído pelo programa “Município Amigo do Desporto”.

Publicado: 28.06.2022 - 15:20 horas