Torres Vedras

Desporto Sénior | Mexa-se para a Vida

O envelhecimento do homem é um processo involuntário e inevitável, sendo caracterizado por diversas alterações nos domínios biológico, psicológico e social. Estas alterações são acompanhadas de uma progressiva perda de atributos físicos relacionadas com a mobilidade funcional, podendo mesmo comprometer a capacidade do idoso em realizar as tarefas quotidianas. Está hoje provado cientificamente que o exercício físico prolonga a vida

(Paffenbarger, Jr & Lee, 1998)

                       

Com a implementação do Projeto do Desporto Sénior – Mexa-se para a vida, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes seniores do concelho, através da prática da atividade física, criando hábitos de vida saudáveis e facilitando a existência de contextos sociais positivos.

Caracterização da Atividade

Do Projeto constam atividades desportivas de caráter regular, como ginástica e dança; e algumas atividades de caráter pontual, como passeios pedestres, passeios, visitas e participação em vários eventos desportivos e sociais.

As atividades regulares realizam-se duas vezes por semana, em sessões de 50 minutos, durante uma época que vai de outubro a junho do ano seguinte.

                       

Objetivos

  • Promover a melhoria da qualidade de vida, através dos benefícios da prática da atividade física regular
  • Promover a melhoria da autonomia funcional através da estimulação motora
  • Promover a autonomia sócio afetiva e a integração social 

Destinatários

O Projeto destina-se a todos os munícipes do Concelho de Torres Vedras com idade igual ou superior a 55 anos.                                 

Locais e Horários

O projeto está a ser desenvolvido em todas as freguesias do Concelho de Torres Vedras, com a colaboração das juntas de freguesia.

Os horários, dias da semana e locais de prática desportiva variam de freguesia para freguesia.

                                       

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas nas juntas de freguesia, na Área de Atividade Física e Saúde da Câmara Municipal de Torres Vedras ou por e-mail (ficha de inscrição em anexo). A inscrição é gratuita e todas as pessoas inscritas estão abrangidas por uma apólice de Seguro de Acidentes Pessoais.

Documentos