Fábricas das Histórias promoveu partilha de histórias de diferentes línguas e culturas
22.05.2025

No final da tarde do passado dia 20 de maio, a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino acolheu uma sessão do evento “Barulhamento do Mundo” – uma celebração festiva onde as histórias ganham corpo e voz, contadas em voz alta e nas línguas maternas de cada interveniente. Esta iniciativa do Município visou assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que se celebra anualmente a 21 de maio.
“Barulhamento do Mundo” nasceu do culminar do projeto “Histórias com voz”, cujo principal objetivo é celebrar a diversidade de histórias e das culturas, partilhadas em diferentes línguas, valorizando a riqueza da oralidade e da memória coletiva. Nesta primeira edição do projeto “Histórias com Voz”, estiveram envolvidos dois grupos de imigrantes integrados no programa Português Língua de Acolhimento da Escola Secundária Henriques Nogueira e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a colaboração das professoras Helena Abelho e Marta Mascarenhas, respetivamente, e contou com a participação da conceituada ilustradora torriense Olga Neves.
As boas vindas aos intervenientes ficaram a cargo da vereadora da Cultura e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que pela ocasião enalteceu a relevância do projeto para o enriquecimento cultural do Concelho. “As palavras são matizadas pelo sentimento e quando falamos na nossa língua materna, falamos com alma” referiu Ana Umbelino, destacando a importância das diferentes culturas, origens, e formas de ver o mundo para a construção de uma sociedade e de um país.
De seguida, os intervenientes foram convidados a partilhar as suas histórias, que se encontram reunidas numa fanzine, acompanhadas de ilustrações dos próprios, a qual nasceu deste projeto.
Este evento terminou com a partilha da história “O Touro Azul” pela artista torriense Olga Neves.
A iniciativa “Barulhamento do Mundo” proporcionou, desta forma, um momento de escuta plural, onde a sonoridade de diferentes linguajares permitiu explorar a diversidade cultural e linguística existente no concelho de Torres Vedras.