Torres Vedras

Caminhar junto ao oceano com a Grande Rota Caminho do Atlântico

27.09.2022

Fotografia de um sistema dunar da costa do concelho de Torres Vedras.

A Grande Rota Caminho do Atlântico – Rede Natura do Oeste passa por Torres Vedras, com um troço de 21 km que proporciona a descoberta de património natural e cultural do litoral do Concelho.

Num percurso sempre acompanhado pelo Oceano Atlântico é possível observar falésias, extensos areais, áreas intertidais, rios e até chaminés vulcânicas, assim como avifauna marinha e limícola e paisagens agrícolas. Além da fauna e flora, os caminhantes podem ainda descobrir património histórico e religioso que caracterizam aquela zona do território.

Imponentes sistemas dunares e estruturas geológicas e paleontológicas únicas marcam este trajeto, que integra a Grande Rota Europeia (E9). Esta rota tem início em São Petersburgo, Rússia, e atravessa a Europa, terminando no Cabo de São Vicente.

Recentemente, a edição digital da National Geographic Portugal dedicou um artigo à Grande Rota Caminho do Atlântico, destacando os seus “setenta quilómetros mágicos entre praias, arribas, cabos, fósseis de dinossauros e vestígios constantes de uma rica história humana.”

A Praia de Porto Novo (“onde desembarcaram as tropas inglesas para combaterem ao lado das forças portuguesas em 1808”), a “escala obrigatória” em Santa Cruz, a “paisagem avassaladora” da Praia Azul e o “cenário de notáveis achados paleontológicos” da Praia de Cambelas são alguns dos locais mencionados pela publicação.

Última atualização: 27.09.2022 - 11:20 horas
voltar ao topo ↑