Torres Vedras

Atividade em Torres Vedras abordou a história da repressão do povo cigano em Portugal

21.07.2025

Momento de intervenção de Rui Salabarda Garrido

No âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa Cigana, foi exibido na manhã do passado dia 18 de julho, no Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras, o documentário 500 Anos de Leis Repressivas.

Refira-se que este documentário, produzido em Elvas e realizado pela Sílaba Dinâmica – Associação Intercultural, recria a história da repressão e marginalização do povo cigano em Portugal, ao longo de 500 anos. Protagonizado maioritariamente por atores e atrizes ciganas, retrata aspetos dessa história, nomeadamente a expulsão do povo cigano do território nacional, a proibição do uso de trajes típicos, bem como da língua romani, a condenação ao açoitamento, às galés, à pena de morte e à separação de membros da mesma família.

A conduzir a sessão de exibição em Torres Vedras de 500 Anos de Leis Repressivas estiveram Luís Romão e Rui Salabarda Garrido (respetivamente presidente da associação Sílaba Dinâmica e coordenador do projeto do documentário). Ambos abordaram o processo de conceção e produção de 500 Anos de Leis Repressivas, assim como a sua itinerância e as reações que tem colhido. Levar a refletir sobre o impacto nos dias de hoje das leis repressivas que foram implementadas ao longo da História de Portugal contra a comunidade cigana e sobre formas de mitigação desse impacto é um dos objetivos da exibição do documentário, com a qual se pretende também suscitar o debate sobre medidas reparatórias relacionadas com as mencionadas leis, como a implementação do ensino da língua romani em escolas nacionais. Ainda na sessão, foi aventado por vários intervenientes do público a premência da introdução nos manuais escolares da História dos portugueses ciganos.

De referir que a sessão realizada na manhã do dia 18 de julho no Centro de Artes e Criatividade em torno da exibição do documentário 500 Anos de Leis Repressivas integra-se no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Município e encontra-se alinhada com a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

Última atualização: 21.07.2025 - 14:28 horas
voltar ao topo ↑