Andebol ganha expressão no concelho de Torres Vedras com projeto federado do CAP
22.12.2025
A prática do Andebol no concelho de Torres Vedras está a crescer de forma sustentada, através de um projeto de Andebol federado desenvolvido pelo Clube Académico de Penafirme (CAP), com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, beneficiando diretamente crianças e jovens do território.
Este projeto integra os objetivos do European Handball Federation Master Plan (EHF Master Plan) - uma iniciativa estratégica da Federação Europeia de Andebol, lançada em 2020, que visa desenvolver e profissionalizar a modalidade na Europa até 2027. O Clube Académico de Penafirme é um dos clubes parceiros da Federação de Andebol de Portugal na implementação deste plano a nível nacional, promovendo o Andebol junto das camadas mais jovens do Concelho.
Iniciado em maio deste ano, por autoria de Diogo Lopes, natural de Lisboa e treinador com vários anos de experiência, viu a sua mudança para Torres Vedras uma oportunidade de fazer crescer o Andebol na Região. O projeto começou com uma fase de sensibilização e é dirigido a crianças e jovens dos 5 aos 12 anos, nos escalões feminino e masculino. Os treinos dos escalões Sub-14 e Minis (Sub12) realizam-se no pavilhão do Externato de Penafirme, às segundas e quintas-feiras, das 18h00 às 19h00. Já os escalões Bambis (Sub10) e Manitas (Sub8) treinam na no pavilhão da nova Escola Básica da Silveira, às terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30.
Paralelamente, o Clube tem vindo a reforçar a sua aposta nos escalões de formação, contando já, na presente época, com duas equipas federadas (Sub14 e Minis). Atualmente, o CAP possui 20 atletas federados, com o objetivo de atingir os 40 atletas a curto prazo, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento da modalidade.
A parceria do Clube Académico de Penafirme com a Federação de Andebol de Portugal, no âmbito da implementação do EHF Master Plan no Concelho, reconhece o trabalho consistente e de qualidade que o Clube tem desenvolvido na dinamização do Andebol junto das camadas jovens, sendo fundamental para o crescimento da modalidade em Torres Vedras e na Região.
Refira-se que o EHF Master Plan assenta em sete pilares estratégicos, que incluem o alargamento da base de praticantes, a melhoria da qualidade do jogo, o reforço da atratividade do desporto, a formação de treinadores e dirigentes, bem como a promoção de boas práticas de gestão e comunicação.


