VII Festival de Música Antiga de Torres Vedras

"Percorrendo o concelho de Torres Vedras, o Festival de Música Antiga distingue-se novamente pela peregrinação pelo património histórico das aldeias e lugares do Concelho.
Aliado à música antiga, ao património e ao potencial humano local, este evento, já na sua 7.ª edição, apresenta-se pelas aldeias de Monte Redondo, Zibreira, Ribaldeira e Runa, mostrando o seu património histórico e religioso, onde compositores das épocas destes monumentos locais, se farão ouvir com música que se fazia, exatamente nestes mesmos espaços.
De salientar a forte envolvência das paróquias, juntas de freguesia e demais instituições, que contribui para que, todos juntos, se promova a cultura pelas nossas aldeias, tão inspiradoras pelas suas gentes, paisagens naturais e património.
Neste Festival de Música Antiga pretende-se respirar história e viajar pelo Renascimento, pelo Barroco, mas também por Camões, pela Diáspora, pelas Heranças Ibéricas dos nossos antepassados e legados culturais, mas também pela missão portuguesa, por Bach, pelas vozes e instrumentos tão raros como o violone, o cravo, o alaúde, a guitarra barroca ou a viola da Gamba.
Num verdadeiro diálogo entre músicos e agrupamentos especializados em música antiga e o público local, o festival promove uma cultura para todos, através de concertos comentados e interativos que despertam emoções, afetos e sentimentos intensos.
Estas viagens sonoras pelo património musical de outros tempos, são também um apelo à paz no mundo, colocando a arte sonora ao serviço de causas sociais.
Para além dos concertos, o Festival de Música Antiga de Torres Vedras proporciona aos cidadãos atividades complementares. Entre elas, destaca-se um workshop de danças históricas, a ministrar pelo músico torriense Carlos Pedro Alves, bem como um concerto de música para bebés dinamizado pela flautista Débora Bessa e por Tiago da Neta.
Adicionalmente, após o concerto Camões, a realizar no Palácio Real da Princesa Maria Benedita de Runa (CasRuna), será organizada uma “vista à noite” pelo mesmo monumento histórico, que contará com uma visita aos aposentos da princesa.
Trata-se de um festival que nos desafia a descobrir o nosso património através da música, apresentada no seu ambiente natural, num compromisso sério de conhecer o passado para uma compreensão mais sensível do presente e do futuro, valorizando, assim, as nossas origens." Daniel Oliveira, Diretor Artístico
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Paróquias e Juntas de Freguesia do Concelho de Torres Vedras
Parceiros institucionais: Antena 2; Cultur`Canto – Associação Cultural; Iasfa; CasRuna; Associação para a Defesa do Património