Agenda
Gaita Folia 2025
Festival Internacional de Gaitas de Fole
12 a 14 de setembro 2025
Local: Encosta de São Vicente, Centro de Artes e Criatividade e Igreja de Santiago
Classificação etária: Para todos os públicos
O Gaita Folia, organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles em parceria com a Animesp e Gaiteiros da Freiria, e com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, dá destaque às gaitas de fole em diversas estéticas e contextos musicais, desde a música antiga à música contemporânea. Com performances ao ar livre, concertos pedagógicos e oficinas, o festival promove a diversidade musical e a interação com artistas internacionais, destacando a importância cultural e a versatilidade deste instrumento em Portugal e no mundo.
Programação
SEXTA-FEIRA, 12 setembro
18h00 | Anfiteatro Entre Bairros (Encosta de São Vicente)
Cerimónia de abertura
19h00 - 20h00 | Anfiteatro Entre Bairros (Encosta de São Vicente)
Aleksandar Orkhestra (Macedónia do Norte)
Concerto
A Orchestra Aleksandar fundada pelo músico Aleksandar Arabadjiev nasceu com o objetivo de transmitir e preservar a herança musical e as danças tradicionais da Macedónia do Norte. É composta por quatro músicos: Aleksandar Arabadjiev, Dime Mitrevski, Jakob Eckhard e Lazar Jevtic.
SÁBADO, 13 setembro
10h30 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
A Música das Buguiñas (Galiza)
Teatro para Famílias
A Música das Buguiñas é um espetáculo de teatro musical da atriz Mamá Cabra e do duo BellónMaceiras voltado para o público familiar. Com o intuito de dar a conhecer e a amar a música tradicional galega, este concerto educativo nasceu a partir de um texto de Pepablo Patinho. Elenco: Daniel Bellón García, Diego Maceiras Pedreira, Gloria Mosquera Roel, Juan Antonio Cabezón Sieiro.
14h30 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Daniel Bellón (Galiza)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Daniel Bellón, o mais premiado gaiteiro da Galiza, com mais de 40 prémios entre o ano de 2001 e 2006, vem ao Gaita Folia abordar aspectos técnicos e pedagógicos que fazem dele uma das principais figuras da música tradicional galega. Gaiteiro e saxofonista no grupo BellónMaceiras e do quarteto Luvas Verdes. Professor de gaita na Escola de Música BellónMaceiras e no Progreso Musical en Madrid.
15h15 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Finlay McDonald (Escócia)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Foi um dos primeiros gaiteiros a receber um BA em música escocesa e gaita de fole da Royal Scottish Academy of Music and Drama. Finlay MacDonald é chefe de estudos de gaita de fole no National Piping Centre em Glasgow, e também responsável pelo principal festival de gaitas de fole em Glasgow, o Piping Live.
16h00 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Aleksandar Arabadjiev (Macedónia do Norte)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Aleksandar Arabadjiev é um estudioso da cultura musical da Macedónia do Norte. Fundador e responsável da Orchestra Aleksandar, que tem como objetivo transmitir e preservar a herança musical e as danças tradicionais da Macedónia do Norte.
16h45 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Jose Manuel Tejedor (Astúrias)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
As suas obras e colaborações transcendem fronteiras e estilos, assim como as suas composições, interpretadas pelos melhores intérpretes do folk mundial. Ganhou um National Music Award e foi triplo vencedor do Macallan Trophy. Jose Manuel Tejedor é um dos nomes incontornáveis da música folk europeia e vem ao Gaita Folia demonstrar a riqueza da gaita asturiana através do seu estilo inconfundível.
18h30 | Igreja de Santiago
Jean-Pierre Van Hees(Musette) , Alexis Kossenko (Flauta Travessa) e Jonathan Bridoux (Cravo)
Concerto de antologia do repertório para musette em trio de música de câmara barroca
Entradas limitadas à lotação da sala
Jean Pierre Van Hees é um músico e professor belga especializado em instrumentos de sopro. Atua normalmente como solista em orquestras de música antiga por toda a Europa e foi o principal responsável pela introdução da musette no conservatório na Bélgica. Alexis Kossenko é um prestigiado flautista, maestro e musicólogo francês que normalmente atua e rege orquestras de música antiga. É primeiro flautista na La Chambre Philarmonique e na Orchestre des Champs-Elysées. Jonathan Bridoux é um músico e professor belga especializado em orgão e cravo e música de câmera. Nicolas Chédeville , Jacques-Cristophe Naudot e Alexandre Dugué são alguns dos vários compositores abordados neste programa.
21h00 | Anfiteatro do Centro de Artes e Criatividade
Thrakomelo (Grécia)
Concerto
Thrakomelo é um grupo musical composto por quatro membros: Stergios Matakakis, Athanasios Karakatsianis, Minas Dafkas e Rafail Iakovidis. Neste concerto darão a conhecer a forte e vibrante tradição musical da Trácia assente também nas suas danças tradicionais.
22h30 | Anfiteatro do Centro de Artes e Criatividade
Jose Manuel Tejedor (Astúrias)
Concerto
José Manuel Tejedor, reconhecido gaiteiro e compositor asturiano, premiado em várias ocasiões, e com passagens pelos mais conceituados festivais folk europeus, vem ao Gaita Folia apresentar o seu mais recente trabalho "LLUZ (2022)". Nos seus temas, flautas, teclados e guitarras, coexistem ao mesmo tempo com a gaita de fole asturiana. Acompanham José Manuel Tejedor os músicos Daniel Álvarez, Juan José Díaz, Juan Yagüe, Julia Tejedor e Ricardo García
00h00 | Anfiteatro do Centro de Artes e Criatividade
Finlay Macdonald Trio (Escócia)
Concerto
Finlay MacDonald Trio une um conjunto de músicos apaixonados pela música tradicional escocesa, sob a tutela do exímio e prestigiado executante de gaita de fole, Finlay MacDonald. Com ele estarão Ailis Sutherland e Ali Hutton, também eles eximios gaiteiros e que acompanharão Finlay MacDonald nas flautas e guitarra, respectivamente.
DOMINGO, 14 setembro
10h30 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Jean Pierre Van Hees (Bélgica)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Jean Pierre Van Hees, especializado em gaitas de fole tradicionais e históricas, desempenhou um papel essencial no renascimento da tradição da gaita de foles na Bélgica, bem como da musette barroca. Vem ao Gaita Folia partilhar os segredos da musette , instrumento outrora muito popular e utilizado em várias cortes europeias nos sécs.XVII e XVIII.
11h15 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Stergios Matakakis (Grécia)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Músico e estudioso das tradições musicais da região da Trácia, Stelios Matakakis, integra o grupo musical Thrakomelo que se concentra precisamente no estudo e promoção dessa tradição musical. Esteve no Gaita Folia em 2023 e repete agora a sua passagem pelo festival.
12h00 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
Sérgio Castanheira (Portugal)
Recital
Entrada livre limitada à lotação da sala
Apaixonado pela tradição, Sérgio Castanheira dedica-se ao estudo e à execução da gaita de fole há 14 anos, procurando manter viva a sonoridade autêntica do instrumento, trazendo ao presente a música e a essência dos antigos gaiteiros de Coimbra sempre com um profundo respeito pelo repertório tradicional, presente nas suas composições. Integra o grupo Rota do Gaiteiro e o trio Os Carriços, da Mealhada.
15h00 | Centro de Artes e Criatividade (Auditório)
"Panorâmica geral da implantação da gaita-de-foles em Portugal"
Palestra
Entrada livre limitada à lotação da sala
José Alberto Sardinha, reconhecido etnomusicólogo de Torres Vedras, tem desde os anos 70 compilado através de registo áudio e vídeo as tradições musicais em Portugal. Vem ao Gaita Folia apresentar algumas destas gravações alicerçadas na sua experiência pessoal e no convívio com os gaiteiros tradicionais nas romarias e festas um pouco por todo o país. Autor de várias obras e colaborador assíduo da Associação Gaita de Foles. É autor do livro “Tradições Musicais da Estremadura (2000)”.
18h00 | Anfiteatro do Centro de Artes e Criatividade
Rota do Gaiteiro (Portugal)
Concerto
Concerto com um repertório que pretende divulgar a diversidade de temas tocados por quem faz do "toque" da gaita de foles, profissão (da Alvorada à elevação da missa, do peditório à procissão, do baile ao despique). Originários da região de Coimbra, "A Rota do Gaiteiro": Sérgio Castanheira (gaita), Vítor Lopes (caixa), Carolina Rodrigues (bombo), surgem com a intenção de mostrar como é a vida e o trabalho de um gaiteiro, personagem indispensável das festas e romarias da região.
19h00 | Anfiteatro do Centro de Artes e Criatividade
Orquestra de Foles (Portugal)
Concerto
A Orquestra de Foles é um projeto musical da Associação Gaita de Foles composta por instrumentos tradicionais onde se incluem um punhado de gaitas e uma mão cheia de percussões. Jogando com ritmos improváveis, arranjos arrojados e reportório diversificado, é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita de fole ao lugar de destaque que merece. Neste concerto apresenta o seu último trabalho "Ronda da Noite".
Músicos: André Fonseca, Carlos Santos, Hugo Ramalho, João Campos, João Falcão, Tiago Morais, Lucília Castanheiro, Miguel Grilo, Sérgio Almeida.
20h00 - Encerramento
Centro de Artes e Criatividade
- Exposição "Gaitas de fole pelo mundo"
- Espaço para experimentação de gaitas de fole
- Expositores e construtores de instrumentos
Informações: 261 067 600 / cac@cm-tvedras.pt
Atividade Gratuita