Agenda
Professores 2030 – Capacitar para os ODS
4 a 11 de junho 2025
|
14h30 às 16h30
Local: Centro Operacional Municipal - Espaço do Salpico (SMAS de Torres Vedras); Central de Valorização Energética (Valorsul); Rota da Água em Lisboa (Museu da Água – EPAL); Fábrica de Água do Turcifal (AdTA)
Destinatários: Educadores de Infância; Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial; Técnicos/as Especializados/as , com conta/registo na plataforma do CFAE
No âmbito da candidatura CIDADÃO 2030, a presente ação de formação (ACD) pretende promover a capacitação de transmissividade de conteúdos e visitas técnicas com abordagem nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco em 3 áreas chave: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos.
Tem como objetivos educar e sensibilizar para a sustentabilidade; capacitar para a mudança de comportamentos acautelando a sustentabilidade do nosso planeta e a sobrevivência das gerações vindouras, destacando o foco na adequada gestão do recurso água, na correta gestão dos resíduos, garantindo o combate ao desperdício e o incentivo à reutilização, promovendo a reflexão e tomada de consciência individual e coletiva de forma a minimizar o impacto ambiental, resultante das nossas escolhas.
Programa
Sessão 1 | 4 junho 2025 | Rota da Água em Lisboa (Museu da Água – EPAL)
A Rota da Água é uma visita guiada pela galeria subterrânea do Loreto que pertencia ao sistema de abastecimento do Aqueduto das Águas Livres, na cidade de Lisboa, e que aborda o elemento água enquanto um dos ODS da Agenda 2030, relacionando-se com outros ODS nas vertentes da cidadania, higiene e saúde.
Sessão 2 | 6 junho 2025 | Visita à Fábrica de Água do Turcifal (AdTA)
Esta visita tem como objetivo sensibilizar os docentes para a importância das Fábricas de Água na correta gestão do ciclo urbano da água, na preservação dos recursos hídricos, focando aspetos como a necessidade de fontes alternativas de água (ApR) e de novos produtos, como as biolamas para a agricultura, contribuindo fortemente para uma economia mais circular.
Sessão 3 | 11 junho 2025 | Visita à Central de Valorização Energética (Valorsul)
A Central de Valorização Energética da Valorsul é uma infraestrutura que se dedica ao tratamento de resíduos urbanos. O seu principal objetivo é transformar o lixo indiferenciado em energia elétrica, contribuindo para a redução do uso de aterros e promovendo uma gestão mais sustentável dos resíduos.
Nesta instalação, os resíduos que não podem ser reciclados são incinerados de forma controlada, num processo que permite aproveitar o calor gerado para produzir energia elétrica.
Releva: Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Formadores: Sara Maria Leal Duarte; Margarida Sofia Lopes Moreira Filipe Ramos
Dinamizadores: Sandra Oliveira Pedro (SMAS de Torres Vedras), Ana Cláudia Nunes (SMAS de Torres Vedras), Marília Martins (SMAS de Torres Vedras), Márcia Teodoro (SMAS de Torres Vedras) e Sofia Mota (Valorsul)
Local de Encontro: Centro Operacional Municipal, Paúl.
Observações: Para as visitas técnicas é necessário uso de calçado raso e fechado. Serão disponibilizadas aos participantes as Instruções de Ambiente e Segurança para Visitantes das instalações da Valorsul e Águas do Tejo Atlântico.
Info e inscrições: centro-oeste.cfae.pt
Organização: Centro de Formação de Associação de Escolas Centro-Oeste
Apoio: SMAS de Torres Vedras
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):