Agenda
Não há Machado que Corte
AREPO - Ópera
Até 3 de maio 2024
|
21h00 às 22h00
Evento já ocorrido
Local: Espaço Expositivo, Centro de Artes e Criatividade
Classificação etária: M/12 anos
Esta atividade integra o(s) programa Bairros - Festival de Artes Cooperativas
As óperas não refletem apenas os costumes de um determinado contexto histórico. São também um lugar de questionamento, transgressão e erupção de ideias e valores, povoado por personagens com personalidades cambiantes e paradoxais.
Maria Purificação da Silva (1900-1960), figura popularmente conhecida por Maria Cachucha, trabalhava no Matadouro Municipal de Torres Vedras, sendo a única mulher em Portugal que matava bois. O seu aspecto físico causava estranheza, frequentava tabernas e outros espaços exclusivamente masculinos, à época, bebendo e fumando como os seus colegas de profissão.
A AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, apresenta a ópera de câmara NÃO HÁ MACHADO QUE CORTE, com música de Luís Soldado, libreto de Rui Zink e encenação de Linda Valadas, inspirada nesta invulgar figura popular. O libreto tem como ponto de partida a entrevista realizada em 1942, pela revista EVA, a Maria da Purificação.
Composição: Luís Soldado
Libreto: Rui Zink
Encenação: Linda Valadas
Direção musical: Rui Pinheiro
Cantores: Célia Teixeira (Soprano), Susana Teixeira (Mezzo Soprano), Chris Luján (Barítono)
Músicos: Adriana Almeida (Flauta), Sofia Azevedo (Violoncelo), Romeu Santos (Contrabaixo), Samuel Pedro (Contrabaixo)
Cenografia e figurinos: Sérgio Loureiro
Cinema de animação e design gráfico: Maria Pinheiro
Desenho de luz: Luís Ferreira
Operação de luz: Daniel Luís
Edição de partituras: João Ricardo
Assistência de produção: Ana Andrade
Produção: Arepo - Ópera e Artes Contemporâneas
Atividade Gratuita
Lotação: 60 lugares