Torres Vedras

Visita deu a conhecer “Santa Cruz Invisível” e promoveu partilha de memórias

06.08.2024

ver santa cruz invisível

No dia 3 de agosto realizou-se a atividade “Ver Santa Cruz Invisível”, que consistiu numa visita a locais emblemáticos da localidade. Tendo como ponto de encontro a Esplanada Antero de Quental, o percurso passou pelo Manel Bar, o pub mais antigo de Santa Cruz, e a Azenha de Santa Cruz, que funciona nos dias de hoje como Centro Interpretativo ligado à temática da moagem do cereal e do fabrico do pão, e como espaço cultural que promove as tradições e a divulgação da memória e cultura populares.

No percurso efetuado, foi também abordada a história de alguns locais icónicos como a Torre de Santa Cruz e a Capela de Santa Helena.

A visita foi guiada pelo arquiteto André Batista e contou com o testemunho de Igor Matias, cuja ligação familiar à Azenha de Santa Cruz serviu de mote à partilha de memórias.

A visita, que é fruto de uma proposta da Juventude Socialista para o Plano de Ação do Conselho Municipal da Juventude de Torres Vedras, visa dar a conhecer a história do património e dos lugares que marcaram as suas gentes e os seus visitantes.

O Conselho Municipal de Juventude de Torres Vedras é o órgão consultivo do Município em matérias de juventude, constituindo-se como palco de partilha e estímulo à contribuição dos jovens para o desenvolvimento do Concelho. É constituído por várias entidades representativas dos jovens de Torres Vedras, sendo a sua Comissão Permanente composta pelos representantes da Juventude Socialista (Presidência), da Juventude Social Democrata, da Associação de Escoteiros de Portugal - Grupo 129 de Torres Vedras, da Juventude UNIDOS por Torres Vedras - Movimento Cívico e do Académico de Torres Vedras.

 

Última atualização: 06.08.2024 - 15:52 horas
voltar ao topo ↑