Vencedores do Orçamento Participativo de Torres Vedras foram reconhecidos publicamente

06.12.2022

Os projetos vencedores da 6.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras foram apresentados publicamente, numa cerimónia que decorreu no dia 5 de dezembro, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras. Na ocasião, os proponentes dos 16 projetos mais votados receberam cheques simbólicos com o valor atribuído às suas propostas e foram assinados os acordos de colaboração.

“Ano após ano os nossos cidadãos estão cada vez mais motivados e mais interessados em que o Orçamento Participativo exista”, referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacando a importância desta ferramenta de cidadania. Laura Rodrigues anunciou que no próximo ano o Orçamento Participativo terá “um valor alocado exclusivamente aos jovens e o objetivo é, realmente, chamá-los a apresentarem propostas e a votar”. Com esta nova vertente pretende-se dar resposta às aspirações dos jovens e envolvê-los no processo participativo, promovendo a cidadania ativa.

A cerimónia contou, ainda, com um momento de poesia performativa apresentado pelo Coro de Leitura Intergeracional da Freiria e de Torres Vedras.

Nesta edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras passaram à fase de Análise Técnica 51 propostas, das quais 40 foram consideradas elegíveis (32 da tipologia Projeto para a Freguesia e 8 da tipologia Projeto Supra Freguesia). A votação dos projetos realizou-se de 16 de agosto a 16 de setembro, com um total de 9.554 votos válidos (7.144 votos por SMS, 2.012 votos através das juntas de freguesia e 398 votos pelo site).

Os projetos vencedores da tipologia Projeto para a Freguesia da 6.ª edição do Orçamento Participativo de Torres Vedras são:

• União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

Proponente: Gina Consciência
    Valor: 15.848,55 €

• Ponte do Rol
    Projeto n.º 14 | Escada de emergência e substituição do lambril na sala principal do Salão Paroquial
    Proponente: Luis Franco

• Ramalhal
    Projeto n.º 18 | Fecho de vãos na obra do Centro Comunitário de Santo António Ameal
    Proponente: Emanuel Elias
    Valor: 15.830,10 €

• Santa Maria, São Pedro e Matacães
    Projeto n.º 19 | Sombreamento do espaço exterior da creche da Santa Casa da Misericórdia Torres Vedras
    Proponente: Ana Martinho

• São Pedro da Cadeira
    Projeto n.º 24 | Substituição parcial da cobertura do edifício da Associação da Assenta (ARCPA)
    Proponente: Jorge Gaspar

• Silveira
    Projeto n.º 27 | Melhoramentos escadaria e respetivas partes laterais em frente à igreja de Casalinhos de Alfaiata
    Proponente: Ana Ramos

• Ventosa
    Projeto n.º 28 | Aquisição viatura usada para ACDR Arneiros
    Proponente: Jorge Constantino

• Turcifal
    Projeto n.º 33 | Requalificação do parque de merendas da Cadriceira
    Proponente: Luis Gomes
    Valor: 16.000,00 €

Os projetos vencedores da tipologia Projeto Supra Freguesia são:

• Projeto n.º 38 | CUIDEM.ME.
    Freguesias: Todas
    Proponente: Joana Cordeiro
    Valor: 50.000,00 €

• Projeto n.º 42 | Inclusão digital para todos