Torres Vedras

Vencedores do concurso de ilustração da Fábrica das Histórias já são conhecidos

21.03.2024

A entrega de prémios do 2.º Concurso de Ilustração da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, subordinado ao tema “Resistência”, realizou-se no passado sábado, dia 16 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.

Na categoria destinada a autores maiores de 18 anos, o vencedor foi Hugo Maciel, com o trabalho Reage! e o segundo lugar foi atribuído a Bruno Santos com o trabalho Plantar e cuidar.

Na categoria destinada a alunos do ensino secundário, a vencedora foi Leonor Ferreira da Silva, da Escola Secundária Henriques Nogueira, com o trabalho Hold On e o segundo lugar foi atribuído a Maria Inês de Mello Nascimento Guedes Pereira, também da Escola Secundária Henriques Nogueira, com o trabalho Mais uma luta.

Na cerimónia, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, referiu que este concurso, para além de estimular a criação artística, visa inscrever novos olhares dentro daquela que é a programação da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

O júri do concurso foi composto por Afonso Cruz, André Letria, Margarida Prieto (Ema M), Marta Fortuna e Patricia Sobreiro. Na ocasião, André Letria, em representação do júri, destacou a coragem dos participantes ao se inscreverem e mostrarem o seu trabalho, principalmente quando muitos deles são novos ilustradores e participaram pela primeira vez num concurso desta natureza.

As candidaturas para o 2.º Concurso de Ilustração decorreram no final de 2023, com a receção de propostas de artistas nacionais e estrangeiros e de alunos do ensino secundário dos concelhos que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres (Torres Vedras, Bombarral, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Mafra, Loures e Vila Franca de Xira). 

As 25 ilustrações mais pontuadas, segundo os critérios de relação com o tema, qualidade de execução e originalidade, estão patentes até 31 de julho na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, no âmbito de uma exposição que foi inaugurada também no dia 16 de março.

Ainda no dia 16 de março, naquele equipamento cultural, foi inaugurada a exposição de fotografia e ilustração Recomeçamos, não nos rendemos de Afonso Cruz, patente até 31 de julho.

1.ª classificada categoria destinada a alunos do ensino secundário



2.ª classificada na categoria destinada a alunos do ensino secundário



2.º classificado na categoria destinada a autores maiores de 18 anos

Última atualização: 21.03.2024 - 19:07 horas
voltar ao topo ↑