Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira inaugurada com homenagem a médico da freguesia
27.05.2025

Na tarde do passado sábado, dia 24 de maio, foi inaugurada a Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira. Localizada no antigo edifício do Jardim de Infância de São Pedro da Cadeira, esta infraestrutura com capacidade para 5.250 utentes, irá assegurar a prestação de cuidados de saúde primários naquela freguesia. Neste momento, a população é servida pela extensão de saúde localizada no edifício adjacente àquela Junta de Freguesia.
A reconversão do edifício existente nesta nova unidade de saúde integra‐se no objetivo de modernização e consolidação dos serviços de saúde de proximidade e, simultaneamente, na redução das desigualdades ao nível da capacidade assistencial, e ainda de dotar a rede de cuidados de saúde de proximidade de um corpo de profissionais multidisciplinar, de forma a proporcionar a todos cuidados de saúde de excelência.
A cerimónia teve início com uma homenagem, prestada pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, António Alves, ao médico Joaquim Moura, a título póstumo, com o descerramento da Placa de Toponímia com o seu nome, na presença de familiares do clínico de São Pedro da Cadeira.
Seguiu-se o período das intervenções institucionais, que foram iniciadas pelo discurso do presidente daquela Junta de Freguesia, António Alves, que agradeceu às várias entidades que apoiaram este projeto, tendo contextualizado a construção da Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira, referindo que este era um sonho antigo da freguesia e que se concretizou, contando agora com um equipamento moderno, funcional e preparado para servir, com mais conforto os utentes, e com melhores condições de trabalho, os profissionais de saúde. António Alves afirmou que já estão em curso os procedimentos para a colocação de uma equipa médica e de enfermagem nesta unidade.
Presente esteve também a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), Elsa Baião, que usou da palavra para enaltecer a cooperação que existiu entre o poder local, o poder central e os serviços de Saúde, destacando o papel fundamental da Câmara Municipal de Torres Vedras neste processo. Pela ocasião, usou igualmente da palavra o vice-presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.), Carlos Galamba, referindo-se ao papel do Município na nobre tarefa dos cuidados de saúde de proximidade, destacando o forte envolvimento na vontade de participar no sistema de Saúde.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras encerrou o período de intervenções, deixando um agradecimento pela colaboração estreita neste projeto, às entidades da administração central ali representadas pela ACSS, I.P. e pela ULS Oeste, e às entidades locais, designadamente a Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira e o Centro de Acolhimento de São Pedro da Cadeira. Laura Rodrigues referiu ainda que está em curso, nesta lógica de proximidade, a construção da nova creche de São Pedro da Cadeira, no espaço contíguo a esta unidade de Saúde, referindo que “cuidar é um compromisso que começa cedo, sendo que o Município quer garantir uma resposta educativa e social de qualidade.”
De destacar que as várias intervenções tiveram em comum uma homenagem a Joaquim Moura, lembrando uma vida de compromisso, amor à profissão e dedicação ao Concelho e à Freguesia de São Pedro da Cadeira. Joaquim Moura, falecido no ano de 2022, foi médico de Medicina Geral e Familiar no Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul (ACES Oeste Sul), designadamente na freguesia de São Pedro da Cadeira, tendo sido presidente do Conselho Clínico daquele Agrupamento.
Refira-se que, de um investimento total de 669.268,05 euros, foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência 632.756,49 euros.