"Turismo e Natureza" em debate no âmbito do Programa Torres Vedras Green Leaf.60

14.06.2016

A Câmara Municipal de Torres Vedras organizou, no passado dia 9 de junho, no Hotel Dolce Camporeal Lisboa, a conferência “Turismo e Natureza”, que teve como principal objetivo o diálogo e a reflexão acerca da relação entre o turismo e a natureza, de forma a viver experiências de grande valor simbólico, interagindo e usufruindo com respeito pela natureza. Esta iniciativa integrou o programa Torres Vedras Green Leaf.60.

Esta conferência contou com o discurso de abertura de Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que reforçou que é necessário, passo a passo, continuar a fazer de Torres Vedras um território de excelência, no sentido de manter a posição que a região ocupa no Top 100 dos Green Destinations. Referiu também, que no próximo dia 29 de junho, será feita a apresentação do projeto “Torres Vedras Eco-Campos” e concluiu com a apresentação do vídeo de divulgação da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | PPLSSA.

Após a abertura da sessão, seguiram-se as intervenções de Dulcineia Basílio Ramos e Fernanda Oliveira, docentes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, com moderação de António Nunes Carneiro, docente do Instituto Superior Politécnico do Oeste. Neste painel, intitulado “Turismo sustentável”, foram apresentados os “Contributos para o Desenvolvimento Sustentável em Áreas Protegidas” e a “Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas”.

No segundo painel, intitulado “Áreas Protegidas e a Oferta de Produtos e Experiências”, decorreram as intervenções de Carlos Pinto Rebelo, docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche; Pedro Santa Bárbara, diretor geral da “Rotas do Oeste”; e Paula Duarte, diretora geral do Dolce Camporeal Lisboa, também com moderação de António Nunes Carneiro, e foram abordados os temas do “Desporto de Natureza”, com apresentação de um estudo de caso da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, as “Atividades de Turismo de Ar Livre com Boas Práticas Ambientais” e “A Área Protegida e a sua importância para a promoção do destino”.

A conferência teve o seu término com o lançamento da revista da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | PPLSSA, pela mão do presidente da câmara e seguiu-se o discurso de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, no qual desafiou os alunos presentes na conferência a participarem no concurso para capital de risco, dedicado a projetos de turismo relacionados com a natureza e com o património, que decorre de 16 de junho a 31 de julho, e comprometeu-se a estimular a cooperação entre os organismos públicos e as câmaras municipais que integram a Rota das Linhas de Torres, no sentido de promover os produtos que a Região Oeste tem para oferecer.

Última atualização: 31.10.2019 - 12:29 horas