Troféu Joaquim Agostinho está prestes a ir para a estrada

27.06.2022

Imagem da intervenção do vereador Nélson Aniceto

A 45.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho foi apresentada no passado dia 21 de junho, na Quinta da Almiara.

Na ocasião foi explicado que este evento que homenageia o mais célebre ciclista português de todos os tempos terá início este ano no último dia de junho, com um prólogo que se realizará a partir do Turcifal, seguindo-se etapas que ligarão os Arneiros (com partida junto às novas instalações da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa) ao Sobral de Monte Agraço, a Atouguia da Baleia a Torres Vedras (com a realização do tradicional circuito da Cidade) e a Foz do Arelho ao Alto de Montejunto.

Cerca de 130 corredores participarão este ano na prova de ciclismo portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI (União Ciclística Internacional), representando 19 equipas, das quais 12 são portuguesas (Glassdrive /Q8 /Anicolor, Efapel Cycling, ABTF Betão – Feirense, Radio Popular – Paredes – Boavista, LA Aluminios / Credibom / Marcos Car, Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados, Aviludo / Louletano / Loulé Concelho, Kelly / Simoldes / UDO, Atum General / Tavira / Maria Novo Hotel, JV Perfis / Windmod, Alenquer – GDM – Sobralcar e Almodovar) e sete são estrangeiras (Euskaltel – Euskadi, Israel Cycling Academy, Bai Sicasal Petro de Luanda, Caja Rural, Bahrain Cycling Academy, Burgos BH e Java Kiwi Atlantico).

Na sessão de apresentação do 45.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, o presidente da comissão organizadora do evento, Francisco Manuel Fernandes, frisou o facto de este ano, no mesmo, participarem ciclistas de 24 diferentes nacionalidades (oriundos dos cinco continentes), tendo também referido que em 2022 integram o pelotão do Troféu Joaquim Agostinho mais ciclistas estrangeiros do que nacionais.

Em representação da Câmara Municipal, marcou presença na referida sessão o vereador Nélson Aniceto, que aproveitou para salientar a importância que o Município dá ao ciclismo, de que é exemplo a recente criação do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, um equipamento “de excelência”, que “nos faz sonhar”.

Recorde-se que o Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho é um evento organizado pela União Desportiva do Oeste em estreita colaboração com a Câmara Municipal.

Mais informação sobre o mesmo pode ser obtida na respetiva página de Facebook.

Última atualização: 29.06.2022 - 10:42 horas