Torres Vedras vai acolher o "FÓRUM CIVITAS" no próximo ano

04.10.2016

A Câmara Municipal esteve presente no FÓRUM CIVITAS 2016, que decorreu na semana transata em Gdynia (Polónia).

Este fórum foi dedicado ao desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável nas cidades, tendo juntado mais de 500 participantes de toda a Europa numa partilha de experiências e disseminação de melhores práticas e de informação sobre oportunidades de financiamento na área da mobilidade. No evento, que decorreu durante três dias, foi possível participar em oficinas colaborativas, apresentações “state-of-the-art” e visitas a projetos implementados em Gdynia. O FÓRUM CIVITAS, que este ano teve como lema “Shaping the Mobility of Tomorow” e contou com mais de 120 oradores e mais de 20 sessões paralelas, constitui-se como um dos mais importantes fóruns europeus na respetiva área, tendo contado com o Alto Patrocínio da Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc.

Torres Vedras participou na sessão com o tema “Managing the City Centre Access”, apresentando as soluções implementadas na cidade, nos últimos dois anos, com o objetivo de melhorar a mobilidade, reduzir as emissões de CO2 e ruído, e garantir um espaço público de qualidade para os cidadãos.

Na sessão de encerramento, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, apresentou Torres Vedras como local escolhido para o FÓRUM CIVITAS 2017, que decorrerá em setembro próximo, tendo convidado todos os presentes a visitarem o concelho, e realçado o trabalho desenvolvido pelo Município na promoção de políticas de mudança comportamental do cidadão relativamente às opções de mobilidade, ou seja, soluções de partilha em vez de soluções de posse/propriedade, bem como a colocação das reais necessidades do cidadão no centro das políticas de mobilidade; e a promoção de uma estratégia de comunicação e sensibilização direcionada ao cidadão para a tomada de consciência da necessidade de redução das emissões de CO2.

Recorde-se que a rede CIVITAS, entidade que promove o referido fórum, é um conjunto de redes de autoridades locais promovidas pela União Europeia, empenhadas em aplicar estratégias integradas para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável.

Última atualização: 29.10.2019 - 15:41 horas