Torres Vedras, uma das autarquias mais familiarmente responsáveis do país

13.12.2016

Pelo oitavo ano o Município foi distinguido pelas suas políticas de apoio às famílias.

Tal aconteceu com a atribuição da Bandeira Verde de "Autarquia + Familiarmente Responsável 2016", o que teve lugar no dia 7 de dezembro, no auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.

A atribuição desta bandeira pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas) resulta de uma análise às políticas de apoio à família dos municípios, em várias áreas de atuação.

Das medidas da Câmara Municipal levadas em linha de conta para a atribuição do referido galardão saliente-se algumas: a dinamização do Programa + Saúde – Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis (que inclui workshop's e showcooking's de culinária saudável para famílias, sessões informativas junto de crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e aulas de fitness dinamizadas por crianças deste último nível de ensino, junto da comunidade); o apoio ao Projeto Atitude Positiva (o qual atua em todos os agrupamentos escolares do concelho, através de diversas medidas de avaliação, acompanhamento e encaminhamento individual, dividido por acompanhamentos psicológicos e tutoria psicoeducacional); a dinamização do projeto Bússola (ações descentralizadas no concelho, com vista à descoberta de novos saberes e aplicação de competências adquiridas, visando-se a prevenção primária da delinquência juvenil e o isolamento social); a dinamização da iniciativa Faz e Acontece (ocupação de tempos livres para jovens residentes do concelho, entre os 16 e os 20 anos e/ou que tenham preferencialmente concluído o 3.º ciclo do ensino básico, com vista à criação de oportunidades de convivência direta com atividades profissionais); a atribuição de novas bolsas (a jovens entre os 18 e os 35 anos) para estágios profissionais em empresas europeias (4 fluxos de mobilidade), no âmbito dos programas de mobilidade na área da juventude, nomeadamente o Projeto Moinhos (ao abrigo do programa comunitário Erasmus+); a implementação do Gabinete de Atendimento a Seniores descentralizado; a manutenção do Programa de Apoio ao Arrendamento para famílias que residem em habitações no mercado normal de arrendamento, com um investimento mensal de cerca de 14.500€; e a requalificação do Parque do Choupal e zonas envolventes (mediante a reformulação dos seus espaços verdes, a instalação de relva e de revestimento herbáceo-arbustivo, a construção de uma cafetaria e a criação de percursos ciclo-pedonais, de áreas de desporto informal e de estacionamento).

De relevar que desde que o galardão Bandeira Verde de "Autarquia + Familiarmente Responsável" foi criado, em 2009, o mesmo foi sempre atribuído ao Município, razão pela qual recebeu a respetiva bandeira com palma.

Mais informações sobre as ações do Município na área do apoio à família podem ser consultadas no site do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Última atualização: 04.10.2019 - 17:14 horas