Torres Vedras teve o primeiro festival dedicado ao seu pastel de feijão

15.11.2011

O pastel de feijão foi este ano “rei” nas Festas Cidade.

Tal deveu-se à realização do 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras que decorreu de 28 de outubro a 12 de novembro, no Pavilhão Multiusos.

No âmbito desse festival, desenvolveram-se várias ações com vista à valorização do pastel de feijão, pretendendo-se também dessa forma contribuir para a sua qualificação, que está, atualmente, recorde-se, em curso.

Uma dessas ações foi uma mostra e venda de pastéis de feijão de Torres Vedras, sendo que algumas das marcas representadas promoveram ainda workshops culinários de fabrico de pastéis de feijão.

Deste 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras saliente-se os concursos promovidos no âmbito do mesmo, principalmente “O mais genuíno Pastel de Feijão de Torres Vedras – 2011” que foi ganho pela marca Serra da Vila (anunciado no dia 12 de novembro na Final do Festival das Vindimas); já no concurso “Top 5 – Prémio STA” foram distinguidas as marcas Carmitas, Maria Adelaide, Serra da Vila, Sotopal e Trigo Dourado (anunciado no dia 6 de novembro, como os 5 finalistas daquele primeiro concurso). Ambos os concursos decorreram de uma prova cega de marcas de pastéis de feijão de Torres Vedras realizada no dia 29 de outubro com um júri especializado (constituído por Chef João Tomás, Chef Luís Machado, Edite Robalo, Manuela Bacelar e Licínio Aniceto). O prémio do concurso “O mais genuíno Pastel de Feijão de Torres Vedras – 2011” foi de 1.500 euros, patrocinado pela STA - Sociedade Torreense de Automóveis S.A. Por outro lado, as cinco marcas distinguidas naquele segundo concurso estão agora associadas a outras cinco marcas de automóveis distintas sob a gestão da STA. De referir também que essas marcas de pastéis de feijão são agora utilizadas em ofertas institucionais deste patrocinador, ao passo que a marca Serra da Vila é utilizada nas ofertas institucionais do Município.

O 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras englobou ainda um terceiro concurso designado “A minha sobremesa... Prémio STA | Kia”, que decorreu no dia 11 de novembro e consistiu na elaboração de um doce ou bolo a partir do pastel de feijão. Os 1.º, 2.º e 3.º prémios desta iniciativa couberam, respetivamente, a Vasco Teixeira (que recebeu da STA um prémio no valor pecuniário de 500 euros), Pastelaria Paloma Blanca (que recebeu da empresa Fagor um pequeno eletrodoméstico) e Restaurante Saborear (que recebeu do Município o livro Turres Veteras IX – A História da Alimentação), tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa ao restaurante “O Moinho do Paul”. Chef Marlene Vieira, Chef Mateus Nabais e Susana Maciel foram os júris deste concurso.

Neste festival esteve ainda patente uma exposição permanente sobre a história da origem dos pastéis de feijão de Torres Vedras e os respetivos processos de fabrico e de qualificação.

O 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal e contou com o patrocínio da STA Motors e os apoios da associação Qualifica, Biotrab e Fagor.

As Festas da Cidade foram também organizadas pela Câmara Municipal e tiveram como patrocinador oficial o Arena Shopping e as Águas do Vimeiro como água oficial, para além do apoio igualmente da Biotrab e STA Motors.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:24 horas