Torres Vedras lançou plataforma digital para requerimentos de urbanismo

07.06.2023

Imagem gráfica onde se lê eUrb Torres Vedras.

Os munícipes que pretendam apresentar requerimentos de urbanismo junto da Câmara Municipal de Torres Vedras podem agora fazê-lo totalmente online. A plataforma eUrb é o serviço digital que agiliza os procedimentos administrativos de gestão urbanística, simplificando e tornando mais eficaz os processos de licenciamento.

A plataforma foi apresentada publicamente no dia 25 de maio, numa sessão amplamente participada em que foi explicado este serviço, que entrou em funcionamento a 5 de junho. O eUrb permite ao utilizador organizar os elementos instrutórios necessários à submissão de um pedido num único ficheiro em formato ZIP e remeter essa informação diretamente para a Câmara Municipal por correio eletrónico, dispensando a entrega de qualquer suporte físico.

O utilizador deverá começar por escolher o procedimento ou tipo de obra (exemplo: informação simples, informação prévia, loteamento, edificação) e o requerimento (exemplo: licença de operação de loteamento, comunicação prévia de obras de edificação). Dependendo do requerimento escolhido, deverá proceder-se ao carregamento dos ficheiros solicitados.

Os elementos necessários à submissão do pedido podem ser organizados de uma só vez ou, em alternativa, os utilizadores podem optar por gravar o trabalho e carregar os restantes elementos mais tarde.

Os interessados na plataforma eUrb podem consultar o Manual do Construtor, que explica o funcionamento daquele serviço passo a passo. A partir de outubro, a apresentação de elementos instrutórios passa a ser feita exclusivamente através do eUrb, deixando de ser possível fazer essa entrega no balcão de atendimento geral da Câmara Municipal.

O eUrb foca-se no atendimento e relacionamento com os munícipes, contribuindo para aumentar a qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Além de permitir submeter os diversos requerimentos de urbanismo, a plataforma também contribui para a otimização do carregamento de informação no sistema informático municipal.

Última atualização: 07.06.2023 - 17:32 horas