Torres Vedras integra comissão fundadora da Rede Lusófona das Cidades Educadoras
19.02.2016
Os municípios de Lisboa e de Torres Vedras, elementos da Comissão Coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, participaram, no final de janeiro, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, no lançamento da Rede Lusófona das Cidades Educadoras.
Lisboa e Torres Vedras, representados respetivamente pelo vereador Carlos Castro e pela vice-presidente Laura Rodrigues, subscreveram a declaração que dá início à constituição da Rede Lusófona das Cidades Educadoras.
Maputo (Moçambique), Cidade da Praia, Ribeira Grande, Santa Catarina, Santa Catarina do Fogo, Santa Cruz e Maio (todos municípios cabo-verdianos) foram os outros municípios subscritores.
A UCCLA (União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa) foi a entidade promotora da iniciativa, que ocorreu na Cidade da Praia, paralelamente ao VI Encontro de Escritores Lusófonos.
Com a criação da Rede Lusófona das Cidades Educadoras pretende-se reforçar e alargar a participação dos municípios lusófonos na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e potenciar a inscrição do português como língua oficial desta associação, a par do inglês, do francês e do espanhol.
Lisboa, Torres Vedras e Cidade da Praia tiveram também na ocasião a oportunidade de apresentar projetos de relevância em curso em cada um dos municípios.