Torres Vedras e Wellington comemoraram 25 anos de geminação

25 anos geminação

O Município de Torres Vedras assinalou o 25.º aniversário de geminação com Wellington, com a visita de uma comitiva à referida cidade inglesa, entre os dias 11 e 15 de abril. A iniciativa teve como propósito fortalecer a cooperação estabelecida entre as duas cidades geminadas, no âmbito das Linhas de Torres Vedras.

O programa incluiu visitas a pontos de interesse e encontros com representantes de instituições culturais e de educação, autoridades locais e da sociedade civil.

No âmbito da visita, foram proporcionados dois momentos de convívio e intercâmbio cultural. No primeiro momento, um jantar onde estiveram presentes representantes dos municípios de Torres Vedras e Wellington, membros da Associação de Intercâmbio Municipal (ASSIM), membros da Associação de Geminação de Wellington e famílias de acolhimento.

No segundo momento, teve lugar a cerimónia de comemoração dos 50 anos da cidade de Wellington. Laurian Cooper, representante da Associação de Geminação de Wellington, e a presidente da ASSIM, Ana Ladislau, realçaram a relevância das famílias de acolhimento, cuja participação viabiliza os intercâmbios e fortalece os vínculos de amizade.

Na sua intervenção, Marcus Barr, presidente de Wellington, refere “também o carnaval é algo que nos une, embora celebrados em épocas diferentes e vividos com características distintas”. A Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, acrescentou que, sendo Torres Vedras um município bastante reconhecido a nível internacional pela sua política ambiental, “estamos prontos para caminhar de mãos dadas nesta evolução com Wellington.”

Louise Brierley, representante das Majorettes de Wellington, foi distinguida como “personalidade do ano”, um reconhecimento atribuído pelo voluntariado prestado, incluindo na organização da vinda do referido grupo ao Carnaval de Torres Vedras.

Maria José Correia, anterior presidente da ASSIM, manifestou o seu desejo de que as gerações futuras possam dar continuidade ao trabalho iniciado há 25 anos.

Publicado: 18.04.2024 - 11:55 horas