Torres Vedras aderiu ao compromisso ambiental “Green City Accord”

25.11.2020

Imagem gráfica de uma cidade, em que se vê prédios, carros, peões e ciclistas, e pode-se se ler

A Câmara Municipal de Torres Vedras aderiu ao “Green City Accord”, um compromisso ambiental que visa tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos. A Declaração Política de Compromisso foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, no dia 23 de novembro.

O “Green City Accord” é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia, que pretende complementar os acordos assumidos no âmbito do “Pacto dos Autarcas para a Energia e Clima”. A concretização deste compromisso contribuirá ainda para a implementação do “Pacto Ecológico Europeu” (European Green Deal) e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a adesão a esta iniciativa, a Câmara Municipal de Torres Vedras comprometeu-se a adotar ações e medidas com vista à melhoria da qualidade ambiental em cinco áreas prioritárias: Qualidade do ar, Conservação da natureza e da biodiversidade, Poluição sonora, Gestão de resíduos municipais e economia circular, e Qualidade da água e eficiência na sua utilização.

No prazo de dois anos, o Município deverá apresentar um Relatório Base, contendo informação de caracterização de cada uma das áreas prioritárias, definição das metas e objetivos a atingir até 2030, bem como a abordagem a adotar para conseguir alcançar os objetivos definidos. Posteriormente, a cada três anos, é necessário reportar os resultados alcançados com a implementação das ações e medidas preconizadas.

Última atualização: 25.11.2020 - 16:59 horas