Torres Vedras adere à Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social

11.03.2016

O Município de Torres Vedras aderiu à Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES), depois de proposta apresentada pela vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social, Ana Umbelino, na reunião de Câmara de 10 de fevereiro.

A Economia Social tem vindo a ganhar expressão e os seus objetivos passam necessariamente pela solidariedade e pelo desenvolvimento integrado da comunidade e do Homem.

Neste sentido, a REVES tem como objetivos estabelecer o diálogo com as instituições europeias e internacionais no sentido de criar condições favoráveis para o desenvolvimento de uma economia baseada na solidariedade; desenvolver a responsabilidade social; partilhar boas-práticas e conhecimentos entre os seus membros; implementar a inovação em campos como a inclusão e a participação  das comunidades locais; educar e comunicar o contributo de parcerias baseadas na economia social para comunidades mais apoiadas em termos solidários; ser um laboratório  para a inovação em políticas sociais e apoiar a sua disseminação em todos os territórios; cooperar e criar sinergias com outras redes nacionais, europeias e internacionais; e seguir estes objetivos tanto na Europa como a nível internacional com vista à coesão territorial, solidariedade internacional, promoção da igualdade de oportunidades e cooperação Norte – Sul.

Com a adesão a esta rede, o Município de Torres Vedras prevê um impacto alargado em toda a Rede Social local, com o benefício dos diferentes parceiros envolvidos que poderão melhor qualificar e diferenciar as suas práticas e desenvolver mecanismos de sustentabilidade mais consistentes e duradouros. O Município de Torres Vedras compromete-se assim a desenvolver políticas de desenvolvimento local entre as autoridades locais e a economia social; criar e desenvolver uma nova cultura de empreendedorismo social, questionar modelos económicos e propor diferentes aproximações socioeconómicas; desenvolver processos sustentáveis e estimular a democracia participativa; aplicar a igualdade de género, promover a diversidade através da inclusão, lutar contra qualquer tipo de discriminação, racismo ou condições precárias; desenvolver modelos inovadores que permitam fortalecer parcerias e boas práticas entre as autoridades locais e a economia social; identificar objetivos e valores comuns a outras redes; procurar um desenvolvimento equilibrado e disseminar valores de economia social pela Europa e vizinhos, impactando todos os territórios e grupos; promover a partilha de boas práticas entre os membros da rede; e participar ativamente nas atividades da REVES.

Mais informação sobre a REVES em: www.revesnetwork.eu

Última atualização: 09.03.2020 - 13:14 horas