Torres Vedras acolheu workshop sobre eficiência energética nos processos industriais

09.06.2023

Imagem de uma das intervenções realizadas no

O Centro de Artes e Criatividade acolheu, na manhã do passado dia 2 de junho, um workshop do projeto “Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional”.

Nessa sessão, organizada pela Floene, com o apoio da Agência Investir Torres Vedras, e à qual compareceram empresários, industriais, gestores, associações setoriais, fornecedores de tecnologia, entidades de I&D, organismos municipais e académicos, entre outros players, foi abordado o contributo que os gases renováveis, com destaque para o hidrogénio, podem desempenhar na otimização da eficiência energética e na descarbonização dos processos industriais, assim como os mecanismos regulamentares e de apoio para a sua implementação.

Numa altura em que, ao nível europeu, são reconhecidas as oportunidades que a introdução daqueles gases podem trazer para a descarbonização da indústria, o workshop serviu para dar nota de casos práticos relativos à produção, purificação e uso de biometano e hidrogénio verde em processos industriais.

De referir também que no decorrer da sessão, Jorge Machado Dias (da Agência Investir Torres Vedras) apresentou o projeto "Living Lab Green Hydrogen", promovido pela Câmara Municipal com o apoio de dezenas de parceiros, e que se constitui, recorde-se, como uma plataforma de promoção da utilização do hidrogénio verde no Concelho.

Refira-se que o projeto “Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução dos Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional”, que é desenvolvido pela Floene e no âmbito do qual se prevê a realização até ao próximo ano de seis workshops, inquéritos setoriais e energéticos, seminários e cursos de formação, tem um caráter pioneiro em Portugal, sendo financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Mais informações podem ser consultadas no site do projeto "Indústria de Futuro".

Última atualização: 12.06.2023 - 11:20 horas