Torres Vedras a trilhar o caminho da Igualdade

10.11.2020

Imagem da intervenção da vereadora Ana Umbelino

Torres Vedras voltou a associar-se ao Dia Municipal para a Igualdade, este ano com a inauguração de um mural alusivo à temática da efeméride, na Escola 4G dos Campelos, da autoria de Madalena Bastos, o que aconteceu na tarde de ontem, dia 9 de novembro.

Trata-se de um mural no qual, segundo a sua autora, se “utilizam as cores do arco-íris” para mostrar que todos somos diferentes, mas simultaneamente iguais, num tempo “em que ainda há muito preconceito”.

A iniciativa de criar o mural surgiu da parte da recém-criada associação torriense IPA – Associação para a Promoção da Igualdade, que lançou o desafio à Rede Social de Torres Vedras, a qual é coordenada pela Câmara Municipal, para a concretização desse trabalho. De referir que o mesmo enquadra-se na Campanha "Rumo a 2030", a qual se relaciona com a Agenda 2030 das Nações Unidas, que tem como mote "Não deixar ninguém para trás”. Este é o primeiro de três murais alusivos à temática da Igualdade no Concelho, sendo que o mesmo se situa na área geográfica de intervenção da Comissão Social Interfreguesias do Interior. Os outros dois murais serão criados nos territórios das duas outras comissões sociais interfreguesias da Rede Social de Torres Vedras.

Presente na cerimónia de inauguração do mural da Escola 4G dos Campelos esteve a presidente do Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras, Ana Umbelino, que frisou a importância da diversidade na sociedade. Segundo a também vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, a escolha do local para a instalação do mural foi fácil, na medida em que a Escola 4G dos Campelos é “uma zona de convergência de várias gerações”. É, de resto, um local que fora desativado (onde funcionara a escola primária dos Campelos), mas que a comunidade teve capacidade de “reinventar”.

A presidente da Junta da Freguesia da União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça e, simultaneamente, da Comissão Social Interfreguesias do Interior, Natalina Luís, realçou também a localização do mural que estava a ser inaugurado, já que “na Escola 4G dos Campelos todos os dias se ensina a igualdade de género”, tendo salientado ainda a importância do primeiro mural alusivo à temática da Igualdade no Concelho ter sido criado na zona interior do mesmo.

Já Carlos Carreira, presidente da IPA, referiu que o ato que estava a decorrer “é o primeiro passo de uma caminhada” em defesa do valor da Igualdade, o qual está constitucionalmente consagrado, mas pelo qual tem de se lutar para que seja preservado, de forma a se construir “uma sociedade mais justa”.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, também marcou presença na cerimónia de inauguração do mural da Escola 4G dos Campelos, tendo feito votos para que durante muitos anos o mesmo seja um “veículo transmissor do valor da Igualdade”, o qual deve continuar a ser fomentado “para que seja uma realidade para todos”.

Após a inauguração do mural, foi a vez de ser apresentado o livro À Descoberta de Torres Vedras, da autoria de Maria João Rêgo, um ato que aconteceu no âmbito das Festas da Cidade. Trata-se de uma publicação destinada ao público infantil, que aborda a História e a identidade do concelho de Torres Vedras, relativamente à qual a vereadora Ana Umbelino lançou o desafio às crianças presentes para efetuarem a respetiva exploração pedagógica com os seus pais. À Descoberta de Torres Vedras vai ser para já distribuído aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade das freguesias afetas à Comissão Social Interfreguesias do Interior. Uma iniciativa que pretende, também ela, contribuir para um Concelho mais igual no que respeita à identidade de quem o habita…

Última atualização: 16.11.2020 - 01:38 horas