TORRES INOV-E e EcoCampus Torres Vedras renovam acreditação no âmbito do "StartUP Visa"
03.02.2026
As incubadoras TORRES INOV-E e EcoCampus Torres Vedras renovam, pelo oitavo ano consecutivo, a acreditação atribuída pelo IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação, no âmbito do "StartUP Visa", programa nacional que visa acolher e apoiar empreendedores estrangeiros na criação e instalação de empresas de base tecnológica em Portugal.
Refira-se que o "StartUP Visa" é um programa estruturado em duas fases (a certificação de incubadoras para acolher empreendedores internacionais e a candidatura desses empreendedores ao visto), assegurando que as incubadoras certificadas dispõem de capacidades para acompanhar projetos empresariais inovadores e de elevada potencialidade de crescimento.
Desenvolvidos pela Câmara Municipal de Torres Vedras (através da Agência Investir Torres Vedras), em colaboração com a Associação Estufa – Plataforma Cultural, os programas TORRES INOV-E e EcoCampus Torres Vedras destacam-se pelo seu papel ativo no ecossistema empreendedor local. Recorde-se que o TORRES INOV-E é um programa de empreendedorismo orientado para o acolhimento de propostas de negócio assentes em ideias novas e diferenciadoras, ou capazes de reinventar negócios já existentes, ao passo que o EcoCampus Torres Vedras tem uma vertente de empreendedorismo nas áreas da economia verde, economia circular e sustentabilidade ambiental.
De referir que no "StartUP Visa" o IAPMEI é a entidade responsável pela análise, seleção e certificação das candidaturas, bem como pelo acompanhamento da execução do programa. A renovação da acreditação das referidas incubadoras pelo IAPMEI no âmbito do "StartUP Visa" reforça, assim, a capacidade das mesmas em continuar a atrair talento e investimento internacional para o Concelho, apoiando empreendedores que pretendam estabelecer ou expandir empresas inovadoras em território nacional.


