Tempo de Férias: Abram alas para férias repletas de atividades

01.04.2023

Fotografia de um grupo de crianças do

3, 2, 1… Ação! Uma sessão de cinema ou uma ida ao teatro são algumas das atividades em que as crianças e jovens do “Tempo de Férias” podem participar. Desde 2000 que os alunos do ensino básico podem integrar o programa proporcionado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, participando em atividades de carácter lúdico-pedagógico durante as férias escolares.

Os participantes são divididos de acordo com a idade e o ano de escolaridade, para depois participar em atividades desportivas, culturais e pedagógicas. A iniciativa decorre durante o dia, de segunda a sexta-feira, e apesar do local de concentração ser na cidade de Torres Vedras, os participantes têm oportunidade de visitar muitos outros sítios do concelho (e não só).

Fazer pão, visitar equipamentos culturais ou espaços ao ar livre, praticar atividades desportivas como escalada, arborismo e ténis, ir à praia, fazer piqueniques e participar em ateliês pedagógicos são algumas das atividades que compõem a preenchida agenda dos participantes e que se adaptam à época do ano em que se realizam.

O programa decorre durante as interrupções letivas da Páscoa e do Natal - apenas para as crianças do 1.º e 2.º ciclo - e do verão - também para os jovens do 3.º ciclo. Este ano, decorreu pela primeira vez uma edição de inverno, de forma a proporcionar a ocupação de tempos livres durante a pausa entre semestres (que foi implementada pela primeira vez este ano letivo).

Entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, o “Tempo de Férias – Inverno 2023” contou com 107 participantes que deram asas à criatividade em ateliês de cerâmica, oficinas de impressão digital no FabLab da Escola Secundária Henriques Nogueira, na atividade “O Rei manda… brincar no Parque Verde da Várzea” e em oficinas no Museu de História Natural e da Ciência.

O programa também contou com atividades desportivas, sessões de ioga, uma visita ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, uma festa carnavalesca e atividades com os membros do Clube Sénior.

A participação no “Tempo de Férias” requer inscrição prévia e o valor de pagamento é calculado de acordo com os escalões da Ação Social Escolar. As inscrições dos participantes estão sujeitas a um limite semanal de vagas.

Rita Santos

Última atualização: 13.04.2023 - 12:46 horas